O mês de junho foi positivo para o setor de turismo em Goiás, com um crescimento de 0,6% em relação a maio de 2024, que já havia subido 1,1%, na série com ajuste sazonal. Porém, os dados positivos nos últimos meses não foram suficientes para tirar o primeiro semestre do vermelho.
No acumulado dos seis primeiros meses, as atividades turísticas goianas tiveram uma queda de -4,9% A nível nacional, o índice de atividades turísticas teve crescimento de 3,4% em junho, em relação a maio, após ter recuado 0,9% na passagem de abril para o mês cinco.
Outro dado positivo registrado em junho é que, na comparação com o mesmo mês de 2023, o volume de serviços de turismo cresceu pela primeira vez no ano (3,9%), após oito quedas consecutivas.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta ainda que o segmento se encontrava 7,7% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e apenas 0,1% abaixo do ponto mais alto da série (fevereiro de 2014).
Na análise regional, todos os 12 locais pesquisados tiveram alta, com destaque para São Paulo (4,0%) e Rio de Janeiro (8,2%), seguidos por Bahia (5,5%), Rio Grande do Sul (8,5%) e Minas Gerais (1,6%).