Anápolis GASTRONOMIA

Conheça a história da confeiteira anapolina que virou chef de cozinha em tradicional restaurante da Espanha

Foi durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, que Lorena Neres teve certeza sobre a profissão que seguiria

10/08/2024 20h00
Por: Lucas Tavares
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Uma chef de cozinha anapolina tem conquistado o paladar de milhares de pessoas na cidade de Santander, na Espanha. O curioso é que, até pouco tempo, Lorena Neres, de 32 anos, não imaginava que estaria trabalhando em um tradicional restaurante em outro país.

Outro fato interessante é que esta caminhada rumo a Europa começou justamente durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Na ocasião, foi convidada para trabalhar como auxiliar de confeitaria em um renomado buffet, de alta gastronomia, da capital carioca.

“Vieram vários chefes, de vários países, para poder trabalhar no restaurante que servia as comidas para delegação dos Estados Unidos. Eu também me destaquei por falar inglês, estava em um meio onde ninguém falava, aí tive a oportunidade de trabalhar lado a lado com esses grandes chefes e foi incrível”, disse.

Após a primeira experiência profissional, Lorena decidiu que a gastronomia seria o seu principal objetivo. Quando voltou para Anápolis trabalhou por dois anos no Bento Restaurante como confeiteira, até voltar novamente para o Rio de Janeiro.

“Foi um tempo incrível de aprendizado [em Anápolis], foi uma experiência maravilhosa”, relembrou. Neste momento que acontece uma virada de chave importante, Lorena deixa a confeitaria um pouco de lado e passa a focar somente na cozinha, em um restaurante italiano.

“Foi a melhor escolha que eu fiz, porque por mais que eu goste muito da confeitaria, foi na cozinha que eu realmente me encontrei. Eu costumo até brincar que a melhor versão da Lorena mora dentro de uma cozinha. Eu me apaixonei pela dinâmica, era desafiador, estimulante e cada dia buscava aprender, aprender com os meus chefes, com os meus colegas”, afirmou.

O crescimento profissional seguiu, em um dos principais restaurantes da Barra da Tijuca,  lugar frequentado por artistas, jogadores de futebol e figuras conhecidas da sociedade. “Comecei ali como cozinheira 2, subi de cargo para 1ª cozinheira, depois como subchefe e depois a frente da cozinha, foi aí que eu me tornei, de fato, uma profissional”, completou.

Chegada na Espanha

A vontade de conhecer outras culturas, aprimorar outros idiomas e crescer profissional e financeiramente foram os principais fatores que motivaram Lorena a mudar o rumo de sua vida. “Eu tive que voltar um degrau, vim como cozinheira, me dediquei bastante para aprender a cozinha espanhola e hoje eu já estou à frente da operação, já estou como chefe de cozinha”, destacou.

“Hoje o meu trabalho é criação de cardápio, coordenar a equipe, acompanhamento de processos, desde a produção até a finalização dos pratos, é um restaurante bem tradicional, com o público majoritariamente espanhol, porque acaba que tem clientes da Europa em si, franceses, italianos, mas na sua grande maioria são os espanhois”, completou.

Apesar da tradição do estabelecimento, Lorena ousa em levar um pouco do tempero brasileiro. “Eu acabo trazendo um pouco da nossa brasilidade para a cozinha, o mais legal é que eu tenho oportunidade de apresentar alguns dos nossos pratos típicos, que costumam fazer grande sucesso entre os espanhois. É bem gratificante”, ressaltou.

Empreendedorismo

Além de se dedicar à cozinha, a anapolina lançou um empreendimento no mês de julho, um delivery de açaí, juntamente com o irmão e cunhada, justamente na cidade natal. “É um projeto que eu já sonhava há algum tempo e eu gostaria que ele nascesse em Anápolis. Em breve abrirá a loja física, não será somente açaí, mas com pratos, cardápios, saladas, mais nutritivo e saudável”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.