A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realiza, em 17 de agosto, o ‘Dia D’ do projeto ‘Meu Pai Tem Nome’, voltado ao reconhecimento de paternidade e filiação. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 9.
As inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp (62) 98307-0239. Em caso de atendimento on-line, é preciso acessar o endereço eletrônico www2.defensoria.go.def.br/pai-tem-nome. Já presencialmente, em Anápolis, basta se dirigir na unidade da DPE-GO na cidade, que fica na Avenida Pinheiro Chagas, quadra 11, lote 49, no Bairro Jundiaí. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.
O projeto ‘Meu Pai Tem Nome’ é uma iniciativa voltada para garantir o direito ao reconhecimento de paternidade ou maternidade para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Segundo a DPE-GO, o objetivo principal é assegurar que cada pessoa tenha seu pai e mãe biológicos ou socioafetivos registrados em sua certidão de nascimento ou de casamento, promovendo o reconhecimento legal e afetivo dessa relação. Em Goiás, ele é realizado em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Dados da DPE-GO mostram que entre janeiro e julho deste ano, 2.852 crianças foram registradas sem o nome do pai em Goiás. No Brasil, o número é de 97.104 no mesmo período, conforme dados do Portal da Transparência de Registro Civil. O projeto, criado em Goiás, acabou se tornando nacional a partir de 2022, quando foi realizada a primeira edição do ‘Dia D’, por todas as Defensorias Públicas do país. Em 2023, foram mais de 4 mil atendimentos no Brasil inteiro.
Dia D do projeto ‘Meu Pai Tem Nome’
17 de agosto
Inscrição pode ser feita até 9 de agosto
Whatsapp: (62) 98307-0239
Site: www2.defensoria.go.def.br/pai-tem-nome
Presencialmente: Avenida Pinheiro Chagas, quadra 11, lote 49, Bairro Jundiaí, Anápolis (GO), CEP: 75110-580 (Horário: 8h às 18h)