Política DE VOLTA

“Entro de cabeça na campanha da Eerizania”, assegura Leandro

Ex-presidente da Câmara dá detalhes sobre por que retorna ao Governo Estadual e do apoio à candidata do União Brasil

09/08/2024 10h38
Por: Orisvaldo Pires
Leandro Ribeiro disse que sempre teve relação harmônica com o prefeito Roberto Naves e que deseja manter o diálogo. Foto: Bruno Velasco
Leandro Ribeiro disse que sempre teve relação harmônica com o prefeito Roberto Naves e que deseja manter o diálogo. Foto: Bruno Velasco

O vereador Leandro Ribeiro (MDB) surpreendeu a todos esta semana, ao romper com o grupo ao qual estava inserido, logo após a decisão dos emedebistas em apoiar a candidatura de Márcio Corrêa (PL) a prefeito e da indicação do médico Walter Vosgrau (MDB) para vice. E, ato contínuo, anunciar ingresso ao grupo político que apoia a candidatura de Eerizania Freitas (União Brasil) a prefeita, ambiente que tem a liderança do governador Ronaldo Caiado (UB) e do prefeito Roberto Naves (Republicanos).

Nesta quinta-feira, 8, Leandro Ribeiro, em entrevista ao DM Anápolis e à Rádio Manchester, embora não tenha afirmado de forma taxativa, deixou transparecer sua decepção quanto ao tratamento que recebeu, especialmente em relação ao projeto inicial que mantinha [de postular uma candidatura a prefeito] e, depois, com sua disposição manifesta publicamente em ser indicado à vaga de vice na chapa de Márcio Corrêa. E confirmou que atendeu convite do governador Ronaldo Caiado para retornar ao governo.

Leandro Ribeiro não tratou disso nesta entrevista, mas pessoas próximas a ele já haviam informado que o fato de ser preterido e o arrasto da decisão do MDB até o último momento sobre seu desejo em se candidatar a vice, teria provocado a decepção. Mesmo antes de se filiar ao MDB Leandro havia deixado claro que se candidatar à reeleição de vereador era algo fora de cogitação. E, paralelo a isso, nos bastidores, circulavam rumores de que alguns integrantes do núcleo MDB-PL teriam restrições ao seu nome pelo histórico de ter pertencido ao grupo diretamente opositor.

 De volta à entrevista, Leandro Ribeiro justificou ainda sua decisão em se reaproximar do grupo que respalda a candidatura de Eerizania Freitas, ao fato de que entendia a importância de o MDB caminhar em parceria com o projeto traçado para Anápolis pelo governador Ronaldo Caiado. O fato de o MDB oficializar a participação direta em um projeto antagônico a Caiado em Anápolis, se somou aos outros fatores que levaram Leandro a se decidir por outro rumo. Disse ainda nutrir “profundo respeito” pelo vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.

Instado a revelar de que forma vai participar da campanha de Eerizania Freitas a prefeita, Leandro Ribeiro disse que “entra de cabeça” e leva todo o seu grupo de apoio. “Quando faço um compromisso, entro de cabeça. Podem esperar que Leandro Ribeiro, junto com seu grupo de apoiadores, que acreditam em nosso projeto, que nos deram condições de ser o vereador mais bem votado nas últimas eleições, e de alcançar 20.025 votos na campanha para deputado federal, estarão conosco, atendendo ao pedido do governador, para termos um projeto vitorioso”, ressaltou.

O ex-presidente da Câmara de Anápolis, indagado se permaneceria filiado ao MDB, revelou que esse é um assunto que deve tratar em breve com o governador Ronaldo Caiado. Entretanto, é previsível afirmar que Leandro deva se transferir para outro partido, alinhado ao grupo de Caiado em Anápolis. Leandro foi convidado pelo governador a retornar à função de subsecretário de Fomento e Competitividade da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). A nomeação deve sair nas próximas horas. O retorno ao Governo do Estado, afirma, acontece sem dificuldades, assim como a decisão em atender o pedido de Caiado para apoiar sua candidata, do União Brasil, em Anápolis.

 

ROBERTO NAVES

Ao retornar ao grupo de apoio ao Governo de Goiás e que apoia o projeto de Eerizania Freitas para prefeita, Leandro Ribeiro também volta à relação mais próxima com o prefeito Roberto Naves, com o desafio de aparar possíveis diferenças que tenham restado desse período de alguns meses de relação mais distante. “Sempre tive relação harmônica com o prefeito Roberto Naves. Sim, tivemos discussões, mas, no final, nos entendemos”, disse o vereador.

Leandro explica que fez críticas pontuais à gestão municipal, como na questão da saúde, mas revela que há também inúmeros acertos. “Podemos citar a UPA Pediátrica, foi um acerto. A segurança pública, com a Força Tática. Respeitamos a gestão e vamos opinar sobre coisas que podem melhorar”, explicou. Segundo ele, na condição de agente público, seja como vereador ou subsecretário da SIC, quer manter diálogo com Roberto Naves, “ele é o gestor da cidade”.

Mesmo no período de maior distanciamento, Roberto Naves sempre fez questão de manifestar seu carinho e amizade por Leandro, como o que aconteceu na audiência de prestação de contas em maio deste ano. Nesta quarta-feira, 7, Leandro fez a primeira aparição pública no mesmo palanque de Roberto Naves, na inauguração do Centro Administrativo Adhemar Santillo.

 

NOVA ROTA

Sobre sua opção política adotada agora, Leandro Ribeiro entende que “política se faz com opiniões adversas”. Quanto à sua relação com o grupo do MDB, disse que cumpriu com seu papel no projeto, “cumpri até onde achei que daria certo, mas não deu”. E se mostrou honrado com o convite feito pelo governador Ronaldo Caiado para retornar ao governo. “Ronaldo Caiado é o melhor governador, administra o estado com coerência e solidez. Tanto que é cotado para ser candidato a presidente da República, o que muito nos orgulha, ele é anapolino. Estou no projeto dele, de acordo com o que combinados”, concluiu. Nesta quinta-feira, 7, Leandro Ribeiro postou em suas redes sociais um vídeo em que aparece ao lado do governador Ronaldo Caiado, que confirma convite para que o vereador retorne ao governo estadual.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.