Política BARRADO

PMB estadual decide revogar candidatura de José de Lima

Político de 70 anos iria para sua sexta disputa de eleição para prefeito de Anápolis em período de 24 anos

08/08/2024 09h48
Por: Marcos Vieira
José de Lima chegou a fazer convenção na segunda, 5, em ato solitário, indicando vice Júlio César Alves Magalhães. Foto: Reprodução
José de Lima chegou a fazer convenção na segunda, 5, em ato solitário, indicando vice Júlio César Alves Magalhães. Foto: Reprodução

O PMB descartou a candidatura de José de Lima a prefeito de Anápolis. Será a segunda vez que o político de 70 anos de idade não disputará uma eleição para o cargo em 24 anos. José de Lima também não conseguiu ser candidato em 2008. Ele disputou o pleito em 2000, 2004, 2012, 2016 e 2020. Antes disso tinha sido vereador por três vezes e, em 2010, foi eleito deputado estadual.

José de Lima chegou a fazer uma convenção na segunda-feira, 5, às 18h, na Câmara de Anápolis. Na ocasião, solitário no ato, ele fez a leitura da ata que o colocava como candidato a prefeito pelo PMB e indicava como vice Júlio César Alves Magalhães. O documento chegou a ser publicado no sistema da Justiça Eleitoral, mas outro, da direção estadual do PMB, revogou as decisões do então comando anapolino do partido.

Inclusive, a comissão provisória que até então dava respaldo a José de Lima foi dissolvida, por ordem da cúpula estadual. Desde o último dia 31 de julho o PMB anapolino tem como presidente e tesoureiro Antônio Fernando Guardiano Mundim. O endereço do dirigente, o único do partido em Anápolis, fica em Goiânia e a sua vigência no cargo vai até 31 de outubro.

Em uma nova ata assinada por Mundim, também do dia 5, mas às 22h30, é informada uma reunião extraordinária que revoga todos os atos praticados na convenção que ocorreu mais cedo, que havia homologado a candidatura de José de Lima. 

Mundim informa nessa nova ata que em 1º de agosto de 2024, foi encaminhado um ofício ao juiz da 3ª Zona Eleitoral de Anápolis, comunicando que o partido decidiu não realizar convenções para as eleições municipais deste ano em Anápolis. O objetivo, claro, foi afastar a legalidade de qualquer convenção convocada por terceiros não autorizados, que no caso seria José de Lima.

 

POLÍTICA

Ainda na fase de pré-campanha, José de Lima participou da sabatina realizada pela Rádio Manchester com todos aqueles que apresentaram o nome para a disputa eleitoral. Em diferentes momentos da conversa de meia hora ele afirmou que era uma pessoa bem resolvida financeiramente, mas que estava na política por que gostava. 

“Eu gosto da política, eu gosto de ficar perto das pessoas, gosto de conviver, de ouvir as pessoas necessitadas e ajudá-las. A minha vida inteira foi desse jeito. É servir a nossa comunidade e é por isso que eu faço política”, comentou. Em 2022, quando disputou a eleição para deputado estadual, José de Lima apresentou patrimônio de R$ 10,3 milhões à Justiça Eleitoral.

Entre as propostas apresentadas para a eleição deste ano, José de Lima tinha falado em construir uma pista por cima do Viaduto Nelson Mandela. “Vou fazer um super viaduto por cima. Será outro andar por cima. Tenho que arrumar uns três viadutos. O principal é o Nelson Mandela. Passa lá cinco horas da tarde e vê a dificuldade. Tudo tem que modernizar e eu já sou preparado para isso”, disse na entrevista para a rádio.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.