O prefeito Roberto Naves (Republicanos) e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) inauguraram, na noite desta quarta-feira, 7, uma das mais aguardadas e expressivas obras contidas no programa ‘Anápolis Investe’: o novo Centro Administrativo Adhemar Santillo, na Praça 31 de Julho, no centro. O prédio é funcional, moderno, tecnológico, acessível e, também, arquitetonicamente considerado uma obra de arte.
A cerimônia teve ainda as presenças da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves (PP); o vice-prefeito, Márcio Cândido (PSD); a ex-deputada Onaide Santillo e o ex-deputado federal Romualdo Santillo; representantes dos poderes Legislativo e Judiciário; secretários, outras autoridades civis e militares, membros de entidades classistas e sociais, e de populares.
A nova sede do Poder Executivo de Anápolis está em uma área total de intervenção de 9.803,85 m², dos quais 7.563,35 m² de área construída. Foram aplicados na construção R$ 32.239.422,86, recursos próprios do município, por meio do programa ‘Anápolis Investe’. O prefeito Roberto Naves comentou que o novo e histórico prédio deixa para trás o que era, antes, motivo de vergonha para a população.
No final de 2022, após superadas pendências jurídicas e incorreções de projetos [deixados pela gestão passada], o prefeito Roberto Naves deu ordem de serviço para reinício das obras, o que aconteceu no primeiro semestre de 2023.
Além das questões técnicas, o Centro Administrativo Adhemar Santillo objetiva possibilitar melhor atendimento ao público, maior eficiência na execução do serviço executivo municipal, maior integração entre as secretarias e gabinetes e melhores condições de trabalho aos colaboradores.
O Centro Administrativo traz ainda uma característica histórico-cultural, personificada na arte elaborada pelo artista mineiro Luiz Olinto que, desde 1990, se dedica às artes plásticas. A obra produzida pelo artista está exposta em um painel gigante, instalado na face do prédio voltada para o lado sul da Praça 31 de Julho.
PRESENTE
No ato de inauguração Roberto Naves citou que foram resolvidos os maiores problemas da cidade. "Resolvemos o problema da água, do estádio Jonas Duarte, do alagamento na Avenida Goiás, da erosão da Vila Formosa. Levamos asfalto a vários bairros. Nós respeitamos o dinheiro público. E aqui está um dos principais que conseguimos resolver e fica o presente para a cidade".
Vivian Naves, emocionada, disse que "este espaço é o que queremos para Anápolis, que nossa cidade seja não só a melhor do estado, mas do Brasil.
Onaide Santillo agredeceu a homenagem a Adhemar Santillo. "O que posso dizer é muito obrigado a todos e à população de Anápolis por ter acolhido a família Santillo. Que o trabalho seja sempre lembrado não para a glória deles, mas para influenciar outras pessoas. Que todos que contribuíram com Anápolis também sintam-se homenageados".
Ronaldo Caiado disse que está constituído aquilo que é orgulho da cidade. "Nós somos muito orgulhosos da nossa Manchester goiana. Esse painel vai encantar essa cidade e é um marco. Fica perpetuada a memória de uma pessoa que contribuiu com o município e com o estado. Esse Centro Administrativo aqui está bem mais bonito que o de Goiânia".
ESTRUTURA
Assim, as instalações do centro administrativo contam auditório para 243 pessoas, estacionamento privativo para 143 vagas, biblioteca digital, banheiros acessíveis, 6 salas para secretariado, 355 estações de trabalho, acessibilidade, espelhos d’agua e paisagismo; e o painel do artista Luiz Olinto (20,35x18,28m).
O prédio passa a abrigar o gabinete do prefeito, gabinete do vice-prefeito e as secretarias de Economia, Comunicação e Eventos, Procuradoria-Geral, Controladoria-Geral e Agência Reguladora do Município (ARM). A estrutura que abrigou a administração até agora, na Praça Deputado Abílio Wolney, vai sediar as secretarias de Integração Social, Esporte, Cultura, Trabalho, Emprego e Renda; de Educação; e de Saúde.
As instalações do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITEC) além de se manter como sede da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, também passa a acomodar a Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano. A partir de agora, todas as secretarias, autarquias e agências da administração [no total de 14], passam a ocupar estruturas próprias.
Ver essa foto no Instagram