O presidente da Câmara Municipal e do PDT de Anápolis, vereador Dominguinhos do Cedro, disse na tribuna, nesta terça-feira, 6, que o caminho escolhido por ele e seu partido, na convenção realizada na segunda-feira, 5, “é o mesmo caminho que percorremos há oito anos”. O PDT referendou o apoio à candidatura a prefeita da professor Eerizania Freitas (União Brasil) e do médico Samuel Gemus (DC), da Coligação Trabalho e Dedicação, formada por onze partidos e respaldada no legislativo pela maioria dos vereadores.
Dominguinhos do Cedro disse que, a partir do momento definido pela legislação para iniciar a campanha propriamente dita, vai sair às ruas e bairros “não para falar o que se pretenda fazer, não vamos levar fantasia, mas, sim, mostrar o que já foi feito e o que se pretende continuar a fazer, investindo em saúde, educação, infraestrutura, levando mobilidade à cidade”. Segundo ele, não tem dificuldade em andar pela cidade e mostrar trabalho.
O propósito, disse, é conversar com a população, com foco na continuidade do trabalho e em avançar mais. “Seja buscando recursos em Brasília, em Goiânia, onde quer que seja, e tendo a coragem de aprovar projetos para ajudar a cidade, meu compromisso é com a cidade de Anápolis”, explicou. E alfinetou adversários que, segundo ele, têm que usar prestígio de terceiros para conversar com a população, “sou eu mesmo quem vai às ruas pedir voto, não escorado em a, b ou c”.
A convenção do PDT, em conjunto com o PRTB, na segunda-feira, 5, disse Dominguinhos, demonstrou a força do grupo. Além dos candidatos a prefeita e vice, Eerizania Freitas e Samuel Gemus, o ato teve as presenças do prefeito Roberto Naves (Republicanos) e da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves (PP). Sempre que tem a oportunidade de falar sobre Dominguinhos, Roberto Naves evidencia sua capacidade de fazer política, a lealdade e seu compromisso com a população anapolina.
Na convenção do União Brasil, no domingo, 4, ao anunciar que 9 partidos já compunham o grupo de apoio à candidatura de Eerizania e Gemus, Naves disse que aguardava mais dois partidos e que, entre eles, estaria o ‘Camisa 10’. O prefeito não disse textualmente, mas se referia a Dominguinhos.
OBRAS
Ao falar sobre as obras construídas na cidade nos últimos oito anos, Dominguinhos do Cedro citou a arena esportiva no Industrial Munir Calixto e na Lapa; a escola em fase de conclusão na Fabril; o feirão coberto, CRAS, arena esportiva, praça e restaurante cidadão na região sul, a pavimentação asfáltica em diversos bairros. “O caminho do PDT e nosso é o mesmo da UPA na região do Recanto do Sol, do restaurante cidadão no Residencial da Flores, das obras do novo viaduto na BR 153, obra essa que o pessoal fantasiado de amarelo disse que iria resolver quando era deputado federal, mas não resolveu”, lembrou.
Em sua fala na tribuna Dominguinhos do Cedro falou ainda que a Câmara Municipal teve a coragem de aprovar o projeto que possibilita que, com recursos próprios dos cidadãos anapolinos, sejam feitas obras importantes e estratégicas. “Sempre juntos com o prefeito Roberto [Naves] mostramos à sociedade que era importante aprovar esse projeto para que os benefícios pudessem chegar às regiões”, ressaltou. Citou a ponte estaiada que, segundo ele, vai atender a mais de 50 mil moradores da região próxima ao Morumbi e Polocentro.
Pilastras da base aliada no legislativo
A base de sustentação ao prefeito Roberto Naves na Câmara Municipal, durante seus quase oito anos de mandato, embora tenha sofrido algumas defecções ao longo do tempo, se manteve sólida durante esse período. Todos os projetos oriundos do Executivo foram aprovados em plenário, em função da sintonia fina estabelecida na estrutura da base de apoio.
E, neste contexto, duas figuras tiveram papel essencial para equilibrar o humor da Casa Legislativa na relação com o Centro Administrativo: os vereadores Dominguinhos do Cedro (PDT) e Jakson Charles (PSB). Ambos são os responsáveis por conduzir internamente na Câmara as tratativas com as representações dos partidos e os vereadores que integram a base aliada.
Ao longo desses oito anos, Dominguinhos e Jakson tiveram a incumbência de mediar, nos primeiros momentos, a relação com partidos como o Progressistas, Avante, Republicanos, PV, Solidariedade, PL, PSB e PSC, entre outros. E, depois, Podemos, União Brasil, PRTB, PDT, Agir, Cidadania e Podemos. Partidos que atualmente são de oposição, de início tinham proximidade com o Executivo, casos do MDB, PL e até o PT. O PSDB, embora não seja considerado genuinamente da base, também teve relação amistosa.
Dominguinhos, já no 3º mandato de vereador, é correligionário de Roberto Naves desde os primórdios do PTB em Anápolis. Depois, já no PV, respaldou as duas eleições de Naves, em 2016 e 2020. Na Câmara sempre atuou para unir e ampliar a base aliada, inclusive nos mandatos de vice-presidente do legislativo (2021-2022) e, agora, na presidência (2023-2024). Tem avaliação positiva na gestão do legislativo.
Na atuação partidária, Dominguinhos é reconhecido como exímio articulador, habilidade de montar chapas competitivas para vereador e tem porta aberta no gabinete do prefeito. No comando do PV, levou o partido ao topo em número de filiados. Se transferiu ao PDT, onde é presidente, e teve influência na formação de várias outras chapas de candidatos a vereador. Teve papel fundamental para levar o PDT para a base de apoio ao projeto de Eerizania Freitas na disputa pela prefeitura.
Jakson Charles, filiado ao PSB desde 2007, foi o líder do prefeito na Câmara durante os oito anos de Naves. Está no exercício de seu terceiro mandato. Foi secretário da Mesa Diretora no biênio 2015-2016 e, agora, no biênio 2023-204, é o vice-presidente do legislativo. A confiança que nutre sua relação com Roberto Naves o fez, além de líder, ocupar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano. Também foi fundamental para que o PSB se juntasse ao grupo de partidos que apoiam o projeto de Eerizania Freitas.
Juntos, Dominguinhos e Jakson [que fazem sempre questão de enaltecer sua relação de parceria e lealdade] foram responsáveis por assegurar governabilidade à gestão de Roberto Naves no âmbito legislativo e por promover articulações vitoriosas em vários projetos e ações. Entre elas o enfrentamento da pandemia da Covid 19 [naquele período, além do apoio político-legislativo, a Câmara devolveu ao município cerca de R$ 7 milhões em emendas impositivas e economia, para investimento na saúde] e, a partir de 2022, a aprovação e execução do programa ‘Anápolis Investe’, que já teria encaminhado investimentos de mais de R$ 600 milhões em obras e serviços.