Terminado o período das convenções, os partidos se concentram agora no registro das candidaturas, com a entrega da documentação dos postulantes aos cargos de prefeito, vice e vereador à Justiça Eleitoral. Esse prazo vai até 15 de agosto e estando tudo correto, cada candidato recebe um CNPJ para ser utilizado na campanha e que lhe permite abrir a conta bancária onde deverá concentrar as finanças da sua campanha.
A data mais marcante no calendário do pleito é 16 de agosto, quando ocorre o início da propaganda eleitoral geral, que é o momento que os candidatos podem pedir voto. Segundo a Justiça Eleitoral, até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
O dia 16 de agosto é também o último dia para os tribunais regionais eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido.
Já no dia 20 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.
Outra data importante é 30 de agosto, quando começa a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV, e que segue até 3 de outubro. A Justiça Eleitoral explica que essa contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. Em municípios onde haverá 2º turno – Anápolis tem número de eleitores para isso – a propaganda em rádio e televisão ocorrerá na segunda etapa do pleito de 11 a 25 de outubro.
ELEITORADO
De acordo com o TSE, Anápolis vai para a disputa nessa eleição de 2024 com 292.660 pessoas aptas a votar. O crescimento em relação à disputa municipal de 2020 é de 8,57% - naquele pleito a cidade tinha 269.556 eleitores. O ganho, portanto, foi de 23.104 inscritos.
Em termos percentuais, o crescimento do eleitorado anapolino em quatro anos é maior do que o nacional, que avançou 5,4% entre as duas disputas municipais. Ao todo o Brasil tem 155.912.680 inscritos na Justiça Eleitoral que estão aptos a votarem em prefeito e vereador em outubro deste ano.
Anápolis ainda tem 7,01% do seu eleitorado que não possui biometria, o que representa 20.504 eleitores. A proporção entre mulheres e homens segue inalterada, com prevalência de eleitoras. As mulheres representam 53% dos votantes inscritos, o que significa 155.683 eleitoras. Os homens são 47% do total e somam 136.976 eleitores. São 18.707 mulheres a mais do que homens em Anápolis.
Em relação à faixa etária, pessoas entre 45 e 59 anos de idade representam o maior grupo de votantes na cidade: 74.407. A faixa etária de 25 a 34 anos também é bastante representativa: são 61.047 eleitores nessa idade. Em terceiro lugar estão aqueles que vão dos 35 aos 44 anos: 59.665 eleitores.
Anápolis tem 28.049 eleitores cujo voto é facultativo. São aqueles com menos de 18 e com mais de 70 anos de idade. Entre os mais novos, são 538 inscritos com 16 anos e 1.192 com 17 anos. Na outra ponta, entre os idosos, são 18.397 de 70 a 79 anos e 7.922 com mais de 79 anos.