Começa nesta quarta-feira, 7, e se estende até sábado, 10, a décima edição do Anápolis Festival de Cinema. É uma realização da Art Vídeo Produções em parceria com a Prefeitura de Anápolis. A viabilidade financeira do projeto é garantida pelo Fundo Municipal de Cultura de Anápolis.
Com cinco dias de duração, o festival traz em sua programação mostras competitivas - Curta Anápolis, Curta Goiás e Curta Nacional –, encontro de cineclubistas, painéis, oficina e exibição de filmes infantis. A abertura oficial acontece às 19h, no Teatro Municipal, com a exibição do curta ‘Eu não nasci para isso’, do diretor Erick Eli, vencedor do Prêmio Incentivar do 9º Anápolis Festival de Cinema.
O Prêmio Incentivar, uma tradição desde as primeiras edições, visa fomentar o audiovisual anapolino. A principal exigência para participação é que o realizador seja de Anápolis. O prêmio oferece R$ 33 mil para a produção de um curta-metragem, sempre exibido na abertura da edição subsequente do Anápolis Festival de Cinema.
A noite de estreia será também a de exibição dos filmes selecionados para a Mostra Curta Anápolis. Memória Nossa, com direção de Alba Caldas; Entredentes, de Daniel Duarte; Nata, dirigido por Erik Ely; MA/GO, de Lucas Montes, e Acordar Uma Última Vez... Para Nunca Mais, de Rei Souza são as produções anapolinas que concorrem à premiação no festival. Confira, ao final do texto, a programação completa do 10º Anápolis Festival de Cinema.
O coordenador do Festival, Djalma Rolim, afirma que o público terá acesso a uma seleção diversificada de filmes que refletem a riqueza cultural e a criatividade dos cineastas brasileiros. Com inscrições recebidas de diversas partes do Brasil – foram 370 nesta edição -, o festival se destaca pela pluralidade de temas e estilos, com produções nos gêneros de ficção, documentário e ficção infanto-juvenil.
Os cinco filmes selecionados em cada categoria concorrem a prêmios de R$ 2 mil. Também serão conferidos prêmios no mesmo valor para os vencedores nas categorias Melhor diretor, Melhor atuação, Melhor roteiro, Melhor fotografia e Melhor montagem.
FESTIVALZINHO
O Festivalzinho é uma iniciativa especial do 10º Anápolis Festival de Cinema, voltada para os alunos da rede municipal de ensino. Durante os quatro dias do evento, sempre às 9h e às 15h, ônibus especialmente organizados buscarão as crianças em suas escolas e as levarão de volta após as sessões. As exibições acontecerão no Teatro Municipal e contarão com uma seleção de filmes da ANIMA MOSTRA INFANTIL, incluindo títulos como "Tardes no Escarafuncha," "Flores de Macaimbora," "Contos Mirabolantes - O Olho do Mapinguari," "Palavras Mágicas," "Memórias da Infância," e "Anaclato, o Balão."
Além disso, serão exibidos curtas do Projeto Alfabetização Visual, produzidos pelos próprios alunos das escolas municipais, como "O Homem Banana," "O Provocador de Sorrisos," "Em Busca de um Sonho," "O Valor da Amizade," e "A Saga de Emily."
HISTÓRICO
Criado em 2011, o Anápolis Festival de Cinema foi realizado anualmente até 2018, consolidando-se no calendário nacional de festivais e como um evento de referência no cenário cultural do Centro-Oeste. Após uma pausa, retomou suas atividades em 2022 e agora celebra sua décima edição.
O festival é reconhecido por sua contribuição para a difusão do cinema nacional e local, promovendo a exibição e valorização da produção cinematográfica independente. Proporciona uma plataforma importante para novos talentos e profissionais experientes exibirem seus trabalhos e trocarem conhecimentos.
Programação 10º Anápolis Festival de Cinema
7 de agosto – Teatro Municipal
9h e 14h - Festivalzinho (filmes infantis para alunos de escolas da rede municipal de ensino)
14h – Cine Sibasolly - Painel ‘Caminhos e desafios da produção audiovisual em Anápolis’, com participação dos realizadores: Alba Caldas, Daniel Duarte, Matheus Amorim e Rei Souza.
18h – Debate com os diretores dos curtas selecionados na mostra Curta Anápolis: Alba Caldas, Daniel Duarte, Erik Eli, Lucas Montes e Rei Souza.
19h – Abertura oficial do 10º Anápolis Festival de Cinema - Exibição do curta ‘Eu não nasci para isso’ – Erick Eli (vencedor do Prêmio Incentivar do 9º Anápolis Festival de Cinema)
20h – Exibição dos filmes selecionados na mostra Curta Anápolis
Memória Nossa - Alba Caldas
Entredentes - Daniel Duarte
Nata - Erik Ely
MA/GO - Lucas Montes
Acordar Uma Última Vez... Para Nunca Mais - Rei Souza
8 de agosto – Teatro Municipal
9h e 14h – Festivalzinho
14h – Cine Sibasolly - Painel Interativo com profissionais goianos do mercado audiovisual: Érico Campos Rassi, Cristiane Miotto, Dani Helou e Micael Bispo.
18h - Debate com os realizadores audiovisuais dos filmes selecionados na Mostra Curta Goiás: Carlos Cipriano, Cesár Rodríguez Pulido, Jadson Borges de Assis, Luis Calil, Manu Rodrigues e Mickael Roseno.
20h – Exibição dos filmes selecionados na mostra Curta Goiás:
Para Carlos - Carlos Cipriano
Atitudinal - César Rodríguez Pulido
Darcy & Lena - Jadson Borges de Assis
Oração a Vácuo - Luis Calil
O Fim do Meu Mundo - Manu Rodrigues e Mickael Roseno
9 de agosto – Teatro Municipal e Cine Sibasolly
9h e 14h – Festivalzinho
14h às 17h – Cine Sibasolly - Oficina ‘Estratégias para Distribuição e Venda de Projetos Audiovisuais’ Oficineira: Lidiana Reis
18h - Debate com os realizadores audiovisuais dos filmes selecionados na mostra Curta Nacional: Izzi Vitório, Tita Maravilha e Bruno Victor, Helen Quintans, Leonardo Catapreta, Lucas Abrahão e Rodrigo de Miranda
20h – Exibição dos filmes selecionados na mostra Curta Nacional
Pirenopolynda - Izzi Vitório, Tita Maravilha e Bruno Victor
A Lenda dos Cavaleiros da Água - Helen Quintans
Dona Beatriz Ñsîmba Vita - Leonardo Catapreta
Maputo - Lucas Abrahão
Caratapa - Rodrigo de Miranda
10 de agosto
9h às 12h – Cine Sibasolly - Oficina ‘Estratégias para Distribuição e Venda de Projetos Audiovisuais’ - Oficineira: Lidiana Reis
9º Encontro Anápolis de Cineclubes
10h – Teatro Municipal - Mesa temática ‘Economia da cultura, coletivos e cineclubes’
14h – Cine Sibasolly - Mesa de Trabalho
18h – Teatro Municipal - Cerimônia de encerramento e premiação