Anápolis EM BUSCA DE AJUDA

Jovem anapolino diagnosticado com Esclerose Múltipla está com vaquinha online aberta para receber doações

De acordo com a mãe, Idinei, valor vai ajudar na mobilidade do filho, que tem sofrido com dores na coluna

06/08/2024 19h00
Por: Lucas Tavares
Foto: Leonardo Calixto/@cdgleonardo
Foto: Leonardo Calixto/@cdgleonardo

Diagnosticado com Esclerose Múltipla há seis anos, o anapolino Fernando Henrique, carinhosamente chamado de “Índio”, tem sofrido com problemas de acessibilidade. Com o objetivo de ajudá-lo, amigos e familiares criaram uma vaquinha online para arrecadar dinheiro.

A doença neurológica autoimune afeta diretamente o sistema nervoso central, atingindo o cérebro, o tronco cerebral, os nervos ópticos e a medula espinhal. Segundo a mãe de Fernando, Idinei de Freitas, sozinho ele não consegue nem mesmo comer ou tomar banho.

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a esclerose múltipla inverte o papel das células imunológicas, ao invés de protegerem o sistema de defesa do indivíduo, passam a agredi-lo, produzindo inflamações. As inflamações afetam uma capa protetora que reveste os prolongamentos dos neurônios, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos do sistema nervoso central para o corpo e vice-versa.

A meta da vaquinha “Força Tarefa do Índio” é arrecadar R$ 35 mil. Até o momento, mais de 60 pessoas já apoiaram e, juntas, doaram R$ 4,3 mil. Hoje, aos 30 anos, Fernando segue tentando a aposentadoria, que caminha a passos vagarosos.

Idinei falou ao DM sobre as dificuldades diárias nos cuidados com o filho e afirmou que conta com a ajuda de amigos nos momentos de urgência. “Precisamos fazer uma adaptação na cadeira atual dele, pagar uma fisioterapeuta pulmonar pois não conseguimos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

“Uma cama hospitalar que tem funcionalidade de subir e descer na altura. Tenho um problema de coluna sério e quando fui colocá-lo na cama sozinha fiquei 15 dias ruim da coluna. Então, é para melhor cuidados dele e também para que eu possa manejá-lo sem me machucar”, completou.

Para doar basta acessar o link vakinha.com.br/539263 e clicar em “Contribuir”, o site irá gerar um link para que a transação seja concluída. Caso queira doar diretamente ao Fernando, o PIX [email protected] está disponível.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.