Cultura JABUTI

Editora goiana é indicada em prêmio literário com 2 livros sobre clima e antirracismo

Premiação é considerada a mais conceituada do país pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e já está em sua 66ª edição

06/08/2024 17h00
Por: Redação
Uma das obras, Dandara, Muito Além dos Palmares, é do escritor anapolino Edergênio Negreiros com ilustrações de Francisca Nzenze. Foto: Divulgação/Inteligência Educacional
Uma das obras, Dandara, Muito Além dos Palmares, é do escritor anapolino Edergênio Negreiros com ilustrações de Francisca Nzenze. Foto: Divulgação/Inteligência Educacional

A Inteligência Educacional, editora goiana consolidada no mercado educacional e com atuação em todo o Brasil, tem dois livros escolares indicados entre cinco no Prêmio Jabuti. Considerado o prêmio literário mais conceituado do país pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio está em sua 66ª edição e homenageia profissionais que atuam na literatura e na produção de livros. A cerimônia de premiação dos vencedores de cada categoria do Prêmio Jabuti ocorre nesta terça-feira, 6, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP).

Para Millena Araújo, CEO da Inteligência Educacional, ser a única editora goiana concorrendo a esta importante premiação na educação valoriza e reforça o caminho correto. "Estamos orgulhosos de representar Goiás no Prêmio Jabuti e de ver nosso trabalho reconhecido nacionalmente. Essa indicação reforça nosso compromisso com a educação de qualidade e nos motiva a continuar investindo em projetos que fazem a diferença”, afirma. 

Um dos livros indicados, ‘Dandara, Muito Além dos Palmares’, que faz parte da coleção Afroletramento, é do escritor anapolino Edergênio Negreiros Vieira, e traz ilustrações de Francisca Nzenze de Meireles, artista plástica angolana e ilustradora. Com ilustrações em aquarela e outras em aquarelas digitais, Afroletramento leva às crianças e adolescentes temáticas da história e cultura afro-brasileira e africana, e mostra a importância da cultura negra na formação da nossa sociedade. 

Obras como essa são essenciais para que a educação inclua novas vivências, valorizando as origens e contribuindo para o aumento do debate e conscientização sobre sua importância. Para Francisca, a indicação a um prêmio dá visibilidade a autores negros, especialmente a obras que promovem a causa antirracista nas escolas brasileiras. "É uma experiência verdadeiramente inspiradora. Todos nós, que estamos envolvidos no projeto Afroletramento, nos sentimos motivados e encorajados a continuar contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva", completa.

 

OCEANO

O outro livro indicado é ‘Oceano’, da coleção Educação Climática com a Turma do Pererê, que concorre na categoria de Ilustrações. As ilustrações são feitas pelo consagrado cartunista Ziraldo e são exclusivas para esta coleção. O livro é de autoria de Eduardo Carvalho, curador de exposições, consultor de sustentabilidade e jornalista, e Eduardo Quintanilha, editor e escritor com vasta experiência na produção de materiais didáticos. Destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o livro oferece recursos tanto para estudantes quanto para professores, promovendo a educação climática através de ações que envolvem a escola e a família. 

"A obra Oceano, como finalista na categoria Ilustração do Prêmio Jabuti Acadêmico, reforça a importância acadêmica desta coleção e o empenho da equipe na sua produção. A Turma do Pererê, com as ilustrações inconfundíveis de Ziraldo, continua a cativar crianças com seu carisma e sua mensagem de cuidado com a natureza, atual após 65 anos. A indicação ao prêmio nos enche de alegria e destaca a relevância da coleção Educação Climática com a Turma do Pererê", afirma a diretora Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo. 

Com essas indicações, a editora Inteligência Educacional se destaca como a única editora goiana a ser indicada ao Prêmio Jabuti desde sua criação em 1958, ficando entre as cinco obras de autores goianos já indicadas a este prêmio. Entre os vencedores da premiação em Goiás, destacam-se a poetisa e contista Cora Coralina, que recebeu o prêmio de "Melhor Livro de Ficção" com Vintém de Cobre - Meias Confissões de Aninha, e Bernardo Elis, com o livro de contos Veranico de Janeiro e o romance O Tronco.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.