Economia ECONOMIA

Daia é destaque nacional na produção de medicamentos e geração de empregos, confira os números

Somente no mês de junho, dos 1.282 novos postos de trabalho abertos em Anápolis, 811 foram na indústria

05/08/2024 09h00
Por: Lucas Tavares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Considerado um dos principais pólos farmoquímicos do Brasil, o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) tem se destacado nacionalmente na produção de medicamentos e também na geração de empregos.

Somente no mês de junho, dos 1.282 novos postos de trabalho abertos no município, 811 foram na indústria, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o que representa um recorde na geração de empregos formais em 2024. 

Um percentual importante destes novos postos de trabalho se deve ao alto índice de produção dos laboratórios farmacêuticos, já que seis dos dez medicamentos mais vendidos do Brasil são fabricados em Anápolis.

Este marco significativo para a saúde e economia do município foi divulgado pela consultoria IQVIA. O destaque da lista é o Neosoro AD, fabricado pela Neo Química, que alcançou a marca de 69,7 milhões de unidades vendidas, ficando em segundo lugar no geral.

Um pouco abaixo, em terceiro, está a losartana potássica, um anti-hipertensivo que alcançou a marca de 48,7 milhões de unidades distribuídas. Juntos, os dois medicamentos superam o primeiro colocado, o antidiabético de uso oral Glifage XR, da multinacional Merck, que contabilizou 116,7 milhões de vendas.

A Neo Química reaparece na lista com mais dois de seus medicamentos, o Torsilax, que ocupa a sexta posição com 34,2 milhões de unidades, e o citrato de sildenafila, que, junto à dipirona sódica, completa o top 10 com 27 e 26,3 milhões de unidades vendidas.

O laboratório Teuto também se destaca, com a losartana potássica ocupando a oitava colocação, com 29 milhões de unidades.

“Estamos muito felizes com essa conquista. A presença de tantas indústrias de destaque demonstra a força do nosso setor farmacêutico e o comprometimento da Prefeitura em criar um ambiente favorável para o crescimento das empresas", afirmou o prefeito Roberto Naves.

Com um investimento de R$ 40 milhões, a ampliação  do Daia deve incentivar ainda mais o crescimento das empresas já estabelecidas na cidade, assim como atrair novos investidores, consolidando Anápolis como um polo estratégico para o setor.

Entre as ações promovidas pela administração municipal, destaca-se a regularização cadastral e fundiária das empresas instaladas no Distrito Agroindustrial. Essa medida não só facilita o funcionamento das indústrias, como também proporciona segurança jurídica, fomentando um ambiente de negócios mais favorável.

"O polo farmacêutico de Anápolis, um dos principais do Brasil e da América Latina, tem contribuído significativamente para quebrarmos o recorde na geração de empregos. Nos últimos seis meses, geramos mais de 6 mil novos empregos. Atualmente, Anápolis conta com mais de 110 mil empregos formais”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Geraldo Lino Ribeiro.

Além disso, a expansão do Daia, após a inauguração que o Prefeito Roberto Naves tanto lutou para conseguir, vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento de nossa cidade", concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.