A Federação PSDB-Cidadania oficializou o advogado Hélio Lopes (PSDB) como candidato a prefeito de Anápolis, em convenção realizada na tarde de sábado, 3, na Câmara Municipal. A ata ficou aberta em relação ao vice, que só será definido no prazo final, até segunda-feira, 5.
Os convencionais aprovaram que o vice será do Cidadania, mas Michel Roriz, que preside a sigla em Goiás e também era pré-candidato, deixou em dúvida se participará da chapa. Roriz, inclusive, ao discursar e retirar sua postulação, fez um discurso mencionando a necessidade de unidade, mas deixou claro a legitimidade da sua postulaçãoaté aquele momento.
“A minha candidatura foi anterior a sua, Hélio. O PSDB passou por uma reestruturação na cidade, por isso explico porque chegamos até aqui com as duas pré-candidaturas, por pedido do Comte Bitencourt e Marconi Perillo”, disse Roriz, citando os presidentes nacionais do Cidadania e PSDB.
Segundo o presidente do Cidadania, não existe dúvida de que ele, enquanto dirigente partidário, irá participar da campanha da federação. “O Michel será vice? Não sei, temos um prazinho para isso, mas acredito que o Cidadania estará na vice com vocês”, ressaltou Roriz.
O dirigente parecia fazer um discurso de indiretas, ao falar sobre o desafio de se ocupar espaços, vencer as diferenças e construir uma candidatura qualificada. “Longe da polarização ideológica, mas voltada para a resolução de problemas”, completou Roriz, que deixou a convenção antes mesmo do discurso de Hélio Lopes.
O ex-governador Marconi Perillo foi a ausência sentida na convenção. Ele participou do evento através de um vídeo gravado, em que reafirmou o apoio ao candidato Hélio e a parceria com Michel Roriz. O líder tucano citou as conquistas de Hélio na presidência da Apae e disse que ele fará uma “grande diferença como prefeito de Anápolis”.
O ex-secretário Ridoval Chiareloto discursou representando os decanos do PSDB. Também discursou a presidente do PSDB Mulher, Maristela Rodrigues.
Último a discursar, o candidato Hélio Lopes, que vai concorrer com o nome de Hélio da Apae, afirmou que estava sumido da mídia de propósito, mas que está com “tudo pronto para a campanha”. Ele citou algumas bandeiras do seu plano de governo, como a criação de uma secretaria da inclusão e recriação das pastas do esporte e cultura, além de agricultura e abastecimento.
Hélio ressaltou o trabalho de aliados, da equipe de campanha, dos candidatos a vereadores, afirmando que agora a missão é popularizar o projeto de alcançar a administração municipal. “O nome é limpo, só falta vender esse produto, que precisa estar na gôndola do anapolino”, frisou o candidato tucano.
A chapa da federação tem 16 homens e oito mulheres. São 21 nomes do PSDB e três do Cidadania. O grupo tem dois vereadores que tentam a reeleição, Delcimar Fortunato (PSDB) e João da Luz (Cidadania).