O deputado estadual Antônio Gomide (PT) foi oficializado candidato a prefeito de Anápolis, em convenção realizada pela Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) na manhã deste sábado, 3, na Câmara Municipal. Será a quarta disputa ao Executivo anapolino do político, que foi prefeito da cidade de janeiro de 2009 a abril de 2014.
Os convencionais da federação decidiram manter a ata em aberto até o último dia do prazo, nesta segunda-feira, 5, para definir quem será o vice de Gomide. A Rede Sustentabilidade, que apoia o candidato petista ao lado do PSOL, fez a indicação do médico Geraldo Espíndola para a vaga, mas a estratégia é ainda tentar, nesses últimos dias, atrair outra legenda para a aliança. O grupo ainda quer o apoio do PDT.
Questionado sobre a possibilidade de ter Geraldo Espíndola como vice, Gomide afirmou que onome está colocado, mas que há outros que podem estar chegando. “O que precisamos nesse momento é um perfil que venha somar na nossa chapa majoritária para ampliar os nossos votos na cidade”, ressaltou.
A reportagem perguntou ao médico Geraldo Espíndola o que faltava para ele ser oficializado como vice na aliança com Gomide. “Como político sabemos que a busca pelarepresentatividade é livre e democrática. Os outros partidos estão convidados a vir conosco, e é claro que as coligações são pensando nessaspossibilidades. A ata está aberta para outros partidos”, disse.
Espíndola foi presidente da Câmara de Anápolis entre 1989 e 1990. Em discurso, ele reafirmou as qualidades do candidato petista, falou em meio ambiente e sustentabilidade, que representa a comunidade evangélica e reafirmou a importância do presidente Lula em uma futura gestão.
A chapa de vereadores aprovada na convenção tem 16 homens e oito mulheres. São 20 nomes do PT e quatro do PV. O PCdoB resolveu não lançar candidato à Câmara Municipal. A chapa é composta pelos vereadores Professor Marcos (PT) e Edimilson Mercado Serve Bem (PV). Tem também alguns ex-vereadores: Alfredo Landim, Assef Naben e Professora Geli, todos concorrendo pelo PT.
A convenção contou com a presença do deputado federal Rubens Otoni (PT), coordenador da futura campanha, e do ex-prefeito Pedro Sahium, filiado ao PDT. Jader Melo, que chegou a ser pré-candidato do PSD, também esteve no evento.