Anápolis TEMPO SECO

Sem chuva há quase 100 dias, expectativa para agosto é mínima, em Anápolis

Tempo seco, baixa umidade e rajadas de vento devem prevalecer neste mês

02/08/2024 08h00
Por: Lucas Tavares
Foto: ABC Digital/Reprodução/Agência Cora de Notícias
Foto: ABC Digital/Reprodução/Agência Cora de Notícias

Há quase 100 dias sem chuva, Anápolis deve permanecer assim pelo menos durante a primeira quinzena de agosto, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). No período, o tempo deve permanecer seco.

Conforme dados do mesmo instituto, até o dia 31 de julho de 2024, a região Central do estado, onde se localiza Anápolis, estava, em média, há 98 dias sem chuva. À frente está a região Leste, com 110 dias sem chuva, seguido pelo Sul e Sudeste, com 104.

Com o tempo seco e baixa umidade relativa do ar, os cuidados com a respiração devem ser redobrados, assim como a hidratação. De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, nem mesmo a frente fria no Sul do país deve mudar esse prognóstico para os próximos dias.

“A climatologia espera para o mês de agosto pouca chuva, a expectativa para Anápolis é de até 16 milímetros, é muito pouca chuva, mas não temos essa expectativa, então, por enquanto, para os próximos 15 dias, segue essa bolha de ar quente e seco sobre o Brasil-Central, deixando as temperaturas elevadas”, afirmou ao DM Anápolis. 

Esse pico de calor, segundo ele, deve ocorrer principalmente no período da tarde, acompanhado da umidade baixa. Atualmente, o índice se aproxima dos 20%, o que caracteriza a situação como “alerta”. “Manhãs mais amenas, mas no período da tarde as temperaturas ficam mais elevadas”, disse o gerente.

Outra situação comum durante este mês são as rajadas de vento, que fazem, inclusive, que muitos redemoinhos sejam formados, chamando a atenção das pessoas e viralizando vídeos na internet. “Nós temos uma convergência de ventos que auxiliam as ventanias nesse período, temos uma velocidade média maior dos ventos neste mês, é normal para o período”, concluiu Amorim.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.