A mídia especializada noticiou recentemente que a fábrica da Caoa no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) deve começar a produzir dois novos modelos da Hyundai. Juntamente com outras transformações da unidade fabril, que completou 17 anos de fundação, isso representará a abertura de novos postos de trabalho para a cidade.
Um dos novos modelos é o SUV compacto Kona híbrido, que segundo o UOL Carros está previsto para entrar na linha de montagem a partir do primeiro trimestre de 2025. A marca sul-coreana oferece nesse veículo a combinação de motor a combustão e motor elétrico.
A fábrica da Caoa no Daia também está se preparando para produzir em território brasileiro o novo Hyundai Tucson, que também poder ser híbrido. O veículo, que no final dos anos 2000 alcançou em alguns momentos o posto de SUV mais vendido do Brasil, chega à quarta geração.
A montadora também quer investir em picapes. A Santa Cruz provavelmente chega ao país no segundo semestre do ano que vem, através de importação. Porém, a marca pretende produzir em solo brasileiro uma picape média derivada do SUV Creta, entrando no mercado que já tem Fiat Toro e Chevrolet Montana. As importações incluem o hatch elétrico Ioniq 5 e o SUV de grande porte Palisade. Entram na lista ainda o Elantra NLine e o novo Santa Fé.
As novidades fazem parte dos investimentos anunciados de R$ 5,4 bilhões da Hyundai no Brasil até 2032. Além dos híbridos e elétricos, a promessa é que a marca também invista em modelos movidos por célula de combustível a hidrogênio.
A fábrica de Anápolis é beneficiada ainda por uma reformulação de peso na parceria entre Hyundai e Caoa. Anteriormente a unidade de Anápolis era responsável pela importação e fabricação de veículos da marca sul-coreana. Agora, a Hyundai Motor Brasil (HMB) coordenará a importação e distribuição de todos os veículos da marca no país. Já a Caoa fabricará os carros sob encomenda, recebendo royalties pelo serviço. Os veículos serão produzidos na fábrica de Anápolis.
Além disso, desde 2017 a Caoa assinou uma cooperação estratégica com a Chery e deu início a produção dos modelos da marca na fábrica de Anápolis. São eles o Tiggo 5x Sport, Tiggo 5x Pro, Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive, Tiggo7 Sport, Tiggo7 Pro Max Drive, Tiggo7 Pro Hybrid Max Drive e Tiggo 8 Max Drive. Em 2023, a empresa apresentou um plano de investimentos de R$ 3 bilhões e a abertura de 800 novos empregos diretos na linha de produção no Daia. Graças ao sucesso do Tiggo 5x Sport, versão de entrada do modelo, a fábrica abriu um segundo turno de produção, com 540 contratados, totalizando 1.350 novos postos de trabalho.
Com a demanda crescente e as novidades, a expectativa é que um terceiro turno seja aberto, o que faria a montadora de Anápolis aumentar dos atuais 3.800 para mais de 4.500 funcionários.