Primeiro partido a realizar sua convenção em Anápolis, o PSB decidiu, na noite da última quinta-feira, 25, apoiar a pré-candidata a prefeita Eerizania Freitas (União Brasil). Lisieux José Borges (PSB) retirou sua postulação à cabeça de chapa majoritária e não concorre ao pleito, pois ele já havia dito que abriria mão de buscar a reeleição de vereador.
Na votação entre os convencionais do PSB, após a desistência da candidatura própria, apenas um voto pediu que o apoio fosse dado ao pré-candidato do PT, Antônio Gomide. Todos os outros indicaram Eerizania.
Ao justificar a desistência, Lisieux disse que estava trabalhando seu nome, a receptividade “estava espetacular”, sem rejeição, mas não via isso refletido nas pesquisas. Diante disso, explicou o vereador, ele decidiu abrir mão da pré-candidatura de prefeito para não prejudicar o PSB, sobretudo a chapa proporcional.
“E acabei, no final, deixando meu nome à disposição do partido para que pudesse pleitear uma vice, para a gente continuar no processo. Mas estarei aqui na Câmara também, cumprindo fielmente o mandato, servindo a população, servindo Anápolis da melhor forma possível. E, quem sabe, vamos continuar trabalhando, trabalhar bastante nessa eleição também para que venha o melhor para a nossa cidade”, disse Lisieux.
Embora o PSB tenha aprovado o indicativo de vice, dificilmente isso irá se consolidar, já que Eerizania já anunciou que seu companheiro de chapa será o médico Samuel Gemus, que é filiado ao DC.
Questionado sobre o apoio a Eerizania, o vereador Lisieux disse que o PSB está a apoiando, ele faz parte do partido, portanto apoia também a pré-candidata. “É um nome bom, é um nome que eu conheço há muitos anos. Espero que ela tenha a mesma verve que teve nas secretarias que assumiu, pois fez com muita qualidade. E assumindo o Executivo, a gente vai estar disponível também para poder ajudá-la no que for possível”, comentou.
Lisieux deixou claro que não tentará a reeleição. “Isso já está fora de cogitação, a gente já deixou bem claro isso. Inclusive, era um compromisso meu com o Jakson, que não pleitearia uma vaga na Câmara Municipal nesse pleito de forma alguma. Então, já estava definido e nós vamos manter essa palavra, mas já era a minha intenção também”, disse.
IMPORTÂNCIA
O presidente do PSB, vereador Jakson Charles, afirmou que encarava com tristeza a desistência da candidatura de Lisieux, pois a postulação seria importante, inclusive, para turbinar o voto de legenda, que ajudaria a chapa proporcional, mas foi uma decisão pessoal do companheiro de Câmara Municipal.
“O vereador Lisieux tomou essa decisão, fez uma avaliação pessoal, são problemas pessoais e questões que não quero citar aqui agora, mas ele tomou essa decisão e nós queremos aqui, inclusive, agradecê-lo pela grandeza. Ele esteve aqui conosco e continuará dentro de projetos futuros”, afirmou Jakson.
Segundo o presidente do partido, uma resolução nacional impede que o PSB nos municípios coligue com a extrema direita, no caso de Anápolis o PL do pré-candidato Márcio Correa. Havia uma sugestão de aliança com siglas de esquerda ou de centro-esquerda, mas Jakson explicou que estava em aberto a possibilidade de composições com agremiações que fazem parte da base do governo federal.
“E foi dessa forma que nós decidimos pela opção de estar apoiando a candidatura do União Brasil”, explicou Jakson, que também considerou um pedido feito por parte do presidente do Republicanos de Goiás, prefeito Roberto Naves.
CONFIANÇA
A pré-candidata Eerizania Freitas esteve na convenção do PSB e ressaltou a conquista de mais um aliado para o projeto. “Entendemos que se o PSB resolve quase que por unanimidade caminhar de mãos dadas com o nosso projeto, trata-se de um selo de confiança naquilo que nós temos como proposta para a cidade de Anápolis”, disse.
“Então é com muita honra, com muita satisfação, com muita alegria que eu recebo aqui, quase que por unanimidade, a aprovação no nosso projeto, que é o projeto de Anápolis, que é o melhor projeto para a nossa cidade, a parceria do PSB, liderada aqui pelo vereador Jackson Charles. Esse é o reconhecimento de que nós temos o melhor projeto para a cidade de Anápolis”, completou a pré-candidata.
Eerizania comentou que após a definição da vice para o DC, e agora o apoio do PSB, segue dialogando com outras siglas na busca de ampliar o seu palanque. A expectativa da pré-candidata é que pelo menos dez siglas façam parte da sua coligação.