Uma dedução em cima de uma postagem de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, levou um portal de Anápolis a escrever uma notícia negativa contra o prefeito Roberto Naves (Republicanos). Cachoeira, logo em seguida, acabou classificando a notícia do portal como falsa e Naves decidiu registrar boletim de ocorrência contra o que ele considera uma calúnia e difamação que prejudica a sua imagem. O prefeito conversou com o repórter da Rádio Manchester Lucivan Machado.
Qual o posicionamento do senhor diante dessa reportagem?
Eu estou muito indignado com a atitude do Portal 6 de antes de ontem [16/7], que pegou uma postagem do Carlinhos Cachoeira, colocou a minha foto, vinculou a minha imagem de forma mentirosa. A prova maior disso é que o próprio Carlinhos Cachoeira, na manhã de ontem [17/7], publicou dizendo que a matéria que o Portal 6 havia publicado era uma matéria mentirosa e classificou como fake. Você sabe que eu tenho sofrido inúmeros ataques, tanto eu como a minha família, vindo desse portal. Ataques difamando, caluniando, mentindo e chegou uma hora que não dá mais. Então, por isso eu tomei essa atitude, procurei a delegacia e de agora para frente quem trata com o Portal 6 é a polícia e o Judiciário. A imprensa anapolina é séria, presta um ótimo serviço à cidade, mas esse portal ultimamente ele tem trabalhado com cunho político visando exclusivamente desgastar a minha imagem pensando no cenário político.
Prefeito, o que foi veiculado pelo Carlinhos Cachoeira?
Olha, eu nem li direito a mensagem que foi veiculada pelo Carlinhos Cachoeira porque eu não conheço as pessoas que foram citadas lá, eu não sei do que se trata, não tenho nada a ver com aquilo e de repente o Portal 6 pega uma matéria que foi veiculada, coloca a minha foto e diz que o Carlinhos Cachoeira estaria falando de mim. E aí depois o Carlinhos Cachoeira mesmo diz que é mentira. Então isso aí mostra realmente o nível de jornalismo que o Portal 6 está fazendo na cidade de Anápolis com intuito político e único de desgastar a minha imagem.
Até devido às vésperas das convenções, véspera da eleição?
Com certeza tem cunho político a respeito disso aí. Nós sabemos que a campanha política começa oficialmente agora, mas já tem mais de ano que esse processo, que é um processo de tentar denegrir a minha imagem, que é um processo de tentar desfazer de tudo aquilo que nós fizemos na cidade de Anápolis, isso aí vem acontecendo. E a população já notou isso. [...]
O senhor não sabe quem são as pessoas citadas pelo Carlinhos Cachoeira?
Não sei quem são as pessoas, nunca tive contato com nenhuma delas. Sei que tem um juiz federal, com o Carlinhos Cachoeira também não tenho nenhum tipo de contato, então realmente fiquei sem entender. O Portal 6, tudo que aparece, que pode ser que dê desgaste, eles procuram estar vinculando de forma caluniosa. Esses dias minhas filhas estão de férias. Eu tenho quatro filhas em idade escolar. Elas estão de férias. Eu tirei quatro dias para poder estar com elas. O tema foi “prefeito de férias pescando no Araguaia”. Então isso aí está acontecendo constantemente, brincando com os títulos das matérias, levando em consideração criar situações para poder gerar desgaste. A gente entende que o momento é político, mas esse tipo de coisa não pode ser aceito porque senão a gente começa a entender que passa dos limites.
O senhor procurou a polícia, registrou ocorrência. Agora vai para o fórum.
Nós procuramos a polícia, registrei boletim de ocorrência e vamos entrar também com a ação para que a Justiça possa coibir esse tipo de ações políticas que tem que tem acontecido na cidade de Anápolis.
O que o senhor espera a partir de agora desse portal?
Nada mais do que ele já vem fazendo. Acho que vai fazer a mesma coisa que está sendo feito ou vai piorar ainda mais porque tem interesses políticos, eu tenho certeza disso. Eu não respondo mais o Portal 6 e tudo que publicar de fake news eu vou estar simplesmente passando mais uma vez para a polícia e para a Justiça. Quem cuida de Portal 6 de agora para frente é a polícia e a Justiça. É assim que tem que ser quando a gente tem crimes sendo cometidos.
O senhor acredita que a partir de agora, com a eleição se aproximando, isso vai ser o tom que vai ser levado para a campanha?
Eu tenho certeza que esse vai ser o tom que vai ser levado para a campanha. Existe todo um movimento aí na cidade de Anápolis buscando esse desgaste, buscando fazer com que a população não reconheça tudo que nós fizemos nos últimos oito anos, tentando dessa forma interferir tanto no cenário político como no resultado das eleições. Agora eles se esquecem que a população anapolina é inteligente, que a população anapolina é esclarecida e que na hora certa a população anapolina vai levar em consideração o que nós fizemos em oito anos, quem é a pessoa do prefeito Roberto Naves, o que o PT fez em oito anos de gestão, quem é a pessoa do candidato do PT e quem são todos os candidatos. Por isso que sempre nas eleições na cidade de Anápolis, as primeiras pesquisas não dizem nada. Porque da agora para frente é que a população vai se engajar na campanha, vai querer saber a história de vida de cada candidato, vai querer saber como é que cada candidato construiu a sua vida, qual é o perfil de cada candidato, e é natural que a população, a partir do momento que ela tiver todo esse conhecimento, ela cristalize, ela formalize o seu voto. Foi por isso que em 2016 nós saímos lá atrás nas pesquisas, é por isso que em 2020 nós também saímos bem atrás nas pesquisas.
Como deve ser de agora em diante?
Resolve conversando com as pessoas, resolve conversando com a população anapolina, mostrando o que foi feito. Temos problemas? Temos problemas. Sempre teremos problemas. É uma cidade grande. Agora, avançamos demais. [...] O que me deixa muito triste é que um veículo da imprensa que deveria ser utilizado para informar começa a trabalhar pra gerar desinformação, para gerar falsas notícias, tendo como objetivo denegrir a imagem, mas acima de tudo, desgastando a imagem de uma pessoa, no caso eu.
Prefeito, o senhor citou agora que o senhor tem quatro filhas. Um fato como esse, afeta elas?
Todo mundo que tem filho, todo mundo que tem família sabe o que isso aí provoca. Se você gostaria de ver o seu pai sendo acusado injustamente, ver a foto do seu pai veiculada a matérias que são inverídicas? Todo mundo sofre com isso. Mas eu entendo que eu sou político, que eu sou uma pessoa pública, as minhas filhas também entendem, então elas sofrem muito, mas nós entendemos realmente que isso aí faz parte do jogo, mas a partir do momento que passa do limite e que passa a ser criminoso, quem tem que cuidar é a polícia e a Justiça, e é isso que vai acontecer agora. Quem cuida do Portal 6 é a polícia e a Justiça anapolina.
Pode ter algum pré-candidato por trás disso?
Prefiro não afirmar que tem ou que deixa de ter por um motivo muito simples, porque senão eu vou estar fazendo o que o Portal 6 está fazendo, que é politizando coisas que não devem ser politizadas. A gente não deve fazer isso com ninguém, eu nunca fiz e não quero que faça comigo, da mesma forma eu não vou fazer com ninguém.