Após anúncio feito pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (10), 10 novos medicamentos do programa Farmácia Popular passarão a ser totalmente gratuitos. A lista inclui remédios para tratar doenças como Parkinson, glaucoma, rinite e colesterol alto, por exemplo.
Com isso, nove dos 41 itens de saúde oferecidos pelo Governo Federal no programa passarão a ser gratuitos, ou 95%. Os dois restantes permanecem no formato de copagamento, cabendo a pasta custear até 90% do valor total.
A estimativa é de que cerca de três milhões de pessoas sejam beneficiadas com a atualização, podendo gerar uma economia de até R$ 400 por ano. Para ter acesso aos medicamentos, o paciente precisa ir até um estabelecimento credenciado.
Nestes locais, há uma placa ou painel com a mensagem "Aqui tem Farmácia Popular" exibida. De acordo com o Governo Federal, o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, em aproximadamente 4,7 mil cidades.
Os dados ainda apontam que mais de 31 mil estabelecimentos estão credenciados em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira. Em Goiás, segundo o Ministério da Saúde, 1.818 farmácias estão credenciadas para distribuição em 213 dos 246 municípios.
Criado em 2004, o Farmácia Popular é considerado um marco no avanço de garantias como, por exemplo, à dignidade menstrual, que passou a distribuir absorventes de forma gratuita para a população em situação de vulnerabilidade social.
A implantação do programa ocorre de forma interministerial e conta com as pastas da Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mulheres e Educação.
Sinvastatina 10mg (Colesterol alto)
Sinvastatina 20mg (Colesterol alto)
Sinvastatina 40mg (Colesterol alto)
Carbidopa 25mg + levodopa 250mg (Doença de Parkinson)
Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg (Doença de Parkinson)
Maleato de timolol 2,5mg (Glaucoma)
Maleato de timolol 5mg (Glaucoma)
Budesonida 32mcg (Rinite)
Budesonida 50mcg (Rinite)
Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose (Rinite)
*Com informações da Agência Brasil