Economia QUALIFICAÇÃO

Prefeitura capacita mais de mil pessoas no 1º semestre de 2024

Cursos são ofertados em diversos locais do município, incluindo o Espaço da Oportunidade, o Cenfor e instituições parceiras

11/07/2024 09h13
Por: Redação
Foram oferecidos mais de 35 cursos gratuitos, ampliando o acesso à formação profissional para a população. Foto: Divulgação
Foram oferecidos mais de 35 cursos gratuitos, ampliando o acesso à formação profissional para a população. Foto: Divulgação

No primeiro semestre de 2024, pelo menos 1.024 pessoas foram certificadas em um dos mais de 35 cursos gratuitos ofertados pela Prefeitura de Anápolis. Ao todo foram 1.547 inscritos, em busca de educação e capacitação profissional. Os cursos colaboraram para o desenvolvimento da mão-de-obra local.

A duração média de cada curso é de 45 dias e carga horária entre 60 e 80 horas, abrangem diversas áreas, como gestão financeira, auxiliar de recursos humanos, técnicas em vendas, desenvolvimento pessoal e profissional, manicure e pedicure, informática, mecânica de motocicletas, maquiagem profissional, design de sobrancelha, cuidador de idosos, eletricista, culinária e confeitaria, entre outros.

Os cursos são ministrados em locais como o Espaço da Oportunidade, os Centros de Formação Profissional (Cenfor) e instituições parceiras, ampliando o acesso à formação profissionalização da população.

A disponibilização de qualificação reflete nos dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. Anápolis teve, em maio deste ano, o maior saldo da história na geração de empregos. Foram 967 postos de trabalho formais criados no município, saldo de 6.581 contratações e 5.614 demissões.

O número foi 395% maior que o do mesmo período do ano passado. Com o resultado de maio, Anápolis chega a 4.874 vagas abertas nos primeiros cinco meses do ano, outro recorde histórico.

A indústria foi o grande destaque. O setor fechou maio com saldo positivo de 632 vagas, o maior da série histórica do Novo Caged. Os serviços ficaram em segundo lugar, com 165. Construção, com 155, e comércio, com 34, também tiveram resultados positivos.

“Este desempenho destaca o impacto positivo das políticas de qualificação profissional da prefeitura, que visam fortalecer a economia local e proporcionar melhores oportunidades de emprego para os cidadãos de Anápolis. O investimento em educação e capacitação está demonstrando resultados concretos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município”, avaliou o prefeito Roberto Naves (Republicanos).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.