O programa Zap 24 horas da Prefeitura de Anápolis é modelo de atendimento que será recomendado, pelo Governo de Goiás, para todos os demais municípios goianos. Na última sexta-feira, 5, integrantes da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI) visitaram a central de atendimento do programa.
A equipe inciou a visita no Ceitec – Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis, e depois seguiu para a central do Zap 24h. A SECTI demonstrou interesse em expandir esse modelo inovador para outros municípios goianos.
Durante a visita, eles conheceram o funcionamento e os benefícios da ferramenta, que já atingiu a marca de 568.591 atendimentos. Entre os principais serviços solicitados pela população estão consultas (207.894), exames (142.071), disque prefeitura 156 (57.737), IPTU (43.276), protocolos (27.947), denúncias de dengue (26.969) e cartões SUS (16.776).
Além disso, o balanço mostrou que 91% dos usuários avaliam positivamente a ferramenta, com notas a partir de 7 indicando aprovação do atendimento. “Com o Zap 24h, trouxemos a modernidade para Anápolis e estreitamos o vínculo entre a Prefeitura e o cidadão, que agora pode solicitar qualquer serviço que o poder público oferece a qualquer hora e em qualquer lugar, da palma de sua mão”, destacou o prefeito Roberto Naves.
O Zap 24h tem como principal diferencial a abertura automática de protocolos, que ocorre em média de cinco minutos. Esse é um contraste com o processo burocrático comum em muitas cidades. A ferramenta atende mais de 400 serviços, concentrando todas as secretarias em um único número, inclusive para agendamento de consultas e exames.
A modernização da plataforma foi intensificada no final de 2023, quando o serviço passou a funcionar 24 horas por dia. Houve um aumento no número de servidores para atendimento e a modernização do chatbot, que ficou mais ágil e intuitivo. A plataforma também foi integrada às tecnologias de controle interno da administração, permitindo um monitoramento preciso dos serviços prestados. Isso auxilia no melhoramento contínuo da ferramenta e nos processos de tomada de decisão.
“Estamos com equipe de várias secretarias municipais para apresentar o programa E-Goiás e Transformação Digital dos Municípios. Essas visitas têm acontecido desde março deste ano e nós já visitamos 14 cidades em Goiás todo e hoje é a décima-quinta aqui em Anápolis, encerrando essa ação, que é a Rota da Transformação Digital”, disse a analista de projetos na Superintendência de Transformação Digital da SICTI, Erika Silva Ribeiro.
Segundo ela, a principal finalidade da Rota da Transformação Digital é escutar os desafios e as iniciativas que os municípios desenvolvem na área de Tecnologia Digital e Inovação. E, neste contexto, a impressão dos integrantes da SICTI é que o Zap 24 Horas da Prefeitura de Anápolis alcança a eficiência de atendimento que se busca para as demais regiões do estado.
MODERNIZAÇÃO
No fim de 2023, o prefeito Roberto Naves ampliou o Zap da Prefeitura, que passou a funcionar 24 horas e oferecer todos os serviços da administração. Além do aumento no número de servidores para atendimento e a modernização do chatbot, que ficou mais ágil e intuitivo, a plataforma passou por implementação de novo sistema que está totalmente integrado às tecnologias de controle interno da administração, o que permite o monitoramento preciso dos serviços prestados, auxiliando no melhoramento contínuo da plataforma e nos processos de tomada de decisão.
O modo de acesso é via link, que pode ser obtido no site oficial da Prefeitura ou por meio de acesso direto em zapdaprefeitura.anapolis.go.gov.br, ou ainda pelo número de WhatsApp (62) 3902-2882. O sistema trabalha com inteligência artificial e, nos próximos meses, garantirá também fluxos com acessibilidade, para transformar texto em áudio, por exemplo; também usará formulários e agendamentos com interface dentro do próprio WhatsApp; entre outros serviços.