Anápolis PRESTAÇÃO DE CONTAS

Roberto Naves lança livro que resume realizações de seus dois mandatos

Apresentação das ações foi feita na noite desta quinta-feira, 4, já dentro do mês de aniversário da cidade

05/07/2024 09h17
Por: Redação
Foto: Bruno Velasco
Foto: Bruno Velasco

O prefeito Roberto Naves fez, nesta quinta-feira, 4, em um auditório no Bairro Jundiaí, uma prestação de contas de todos os 90 meses de seu período à frente da Prefeitura de Anápolis. À imprensa, líderes classistas e empresários, o chefe do Executivo mostrou, em primeira mão, um livro que resume as realizações de seus dois mandatos.

Entre os principais destaques estão a criação de mais de 5 mil vagas na educação, das quais 2,5 mil são para a educação infantil, com a construção de oito CMEIs. Também houve ampliação no nível fundamental, com reconstrução e ampliação de 19 escolas e outras seis completamente novas.

Na saúde, entre os maiores avanços, estão a construção de duas novas UPAs, Pediátrica e da Mulher Anapolina, além dos hospitais Alfredo Abrahão e Georges Hajjar, no Leblon. Na gestão Roberto Naves, a Prefeitura também abriu 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

"Tivemos muitos avanços. Vamos entregar a cidade ao próximo prefeito ou prefeita com uma realidade totalmente diferente da que pegamos lá atrás, em 2016, cheia de obras paradas e com tantos problemas", destacou Roberto.

Na infraestrutura e mobilidade urbana, o prefeito é responsável pela execução de três anéis viários (GO-222/Reny Cury e Calixtópolis, BR-153/GO-330 e BR-153/Miranápolis/Dom Felipe), além da conclusão de dois viadutos na Avenida Brasil que foram herdados inacabados da gestão anterior.

Ainda estão em obras dois marcos para Anápolis: a Ponte Estaiada Edenval Ramos Caiado, que ligará a Avenida Brasil Sul à Avenida Pedro Ludovico, e o tão sonhado Viaduto do Recanto do Sol.

O grande destaque nesta área fica por conta da pavimentação, que chegou pela primeira vez em 17 bairros de Anápolis, como o Polocentro, Jardim Luzitano, Jardim Promissão, Monte Sinai, Privê Lírios do Campo, Jardim Esperança, Aldeia dos Sonhos e Vale das Laranjeiras.

Também foram executados 250 quilômetros de recapeamento. Roberto também atacou um problema histórico, das enchentes, com construção de rede de drenagem em mais de 40 pontos pela cidade.

 

LED

As ruas também ficaram mais seguras. A troca de 85% das luminárias incandescentes e fluorescentes por LED, que gastam menos e geram maior sensação de segurança, que, aliás, foi reforçada com a criação da Força Tática Municipal. A parceria com a Polícia Militar fez Anápolis sair do ano com maior taxa de homicídios, em 2016, para uma redução de 81,5% neste índice.

“Erosões históricas que tínhamos, como da Vila Formosa e do Setor Sul Jamil Miguel, já não sai mais problemas. Quantos prefeitos fizeram obras, mas nunca trouxeram a solução definitiva? Foi nosso governo que enfim deu sossego às pessoas que vivem nesses locais”, frisou o prefeito.

Na assistência social também houve diversas conquistas. Foi na gestão Roberto Naves que se criaram programas como Natal de Coração, Voluntários de Coração, GraduAção, entre outros.

Por meio deles, os anapolinos viram o espírito natalino chegar a todas as regiões da cidade, tiveram acesso facilitado às cestas básicas, com 35 mil famílias atendidas, e oportunidades de bolsas de estudos, bancadas pela Prefeitura, inclusive para o curso de medicina. O Meu Lote, Minha História também deixa 723 famílias mais perto do sonho da casa própria.

“A gente não pode esquecer, claro, do Arraiana, uma das grandes marcas dos nossos oito anos de governo. Já são mais de 900 toneladas de alimentos arrecadas e um legado cultural que fica para todos nós, que voltamos a ter uma grande festa para comemorar o aniversário da nossa amada cidade”, disse o prefeito Roberto Naves.

 

CARTÃO POSTAL

As obras paradas que envergonhavam a cidade também ficaram no passado. O novo Centro Administrativo Adhemar Santillo, que será inaugurado no dia 31 de julho, será um dos mais belos cartões postais, abandonando uma página que incomodou os anapolinos por anos. Também foram concluídas as construções do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) Carlos Alberto Pasti, travada desde 2014, e da nova arquibancada do estádio Jonas Duarte.

De 2017 a 2024, Anápolis viu a construção de 22 novas Estações do Esporte, em todas as regiões. Foram entregues ainda os parques das Águas, Linear da Av. Brasil Norte, da Jaiara, Linear São Silvestre, da Lagoa Bom Dia e o Jardim Botânico. Seis praças foram totalmente revitalizadas e outras nove já inauguradas.

Roberto falou também de inovações como a implantação do Zap 24h. A Prefeitura passou a funcionar na palma da mão de cada cidadão, com a oferta de mais de 400 serviços. Até o fim do ano, a ferramenta, lançada em novembro do ano passado, vai atingir a marca de 1 milhão de atendimentos.

“Este é um dos avanços dos quais mais me orgulho. Quando lançamos o Zap da Saúde, fomos referência, inclusive, para o presidente Jair Bolsonaro, que replicou a proposta na campanha de 2022. Resolvemos estender a inovação para todos os serviços da Prefeitura, e hoje temos um índice de aprovação de 91%”, destacou o prefeito.

 

5G

Na área da tecnologia, a Prefeitura, de 2017 a 2024, também garantiu a possibilidade de obter a certidão de uso de solo online e foi responsável pela implantação da rede 5G, que rendeu um prêmio ao município. A adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para os processos da Prefeitura praticamente eliminou o uso de papel e garantiu economia aos cofres públicos e agilidade.

Anápolis também gerou cerca de 40 mil empregos nos sete anos e meio da gestão Roberto Naves e segue como a segunda maior economia do estado, com crescimento maior que o de Aparecida de Goiânia - 12% contra 11% - nos últimos dois anos. O selo de bom pagador conferido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Capag B, atestou o compromisso do prefeito com as contas públicas e garantiu um investimento recorde em obras estruturantes.

O trabalho do município de respeito ao meio ambiente também rendeu prêmios, como o Troféu Seriema, e o destaque no prêmio Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, em Nova York. A cidade ainda obteve nota máxima no ICMS Ecológico em todos os anos, garantindo mais R$ 16 milhões aos cofres públicos.

"Ficamos muito felizes com a presença de todos aqui para acompanhar esta prestação de contas e entender tudo aquilo que fizemos no nosso mandato. Já são quase oito anos de muito trabalho em prol da população e que muito me orgulham", finalizou o prefeito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.