A Santa Casa de Anápolis emitiu uma nota de esclarecimento à população, na manhã desta quinta-feira (04), afirmando que não há planos para a reabertura do atendimento em pronto-socorro. O informativo vem após circular uma promessa de que o serviço de porta aberta iria retornar.
“Até o momento, não temos nenhum projeto de retomada para atendimentos “porta aberta” em outras especialidades, e não estamos em negociação com nenhum órgão público ou privado para mudanças no atual formato assistencial. Nosso foco é manter a excelência no atendimento aos pacientes, sempre alinhados com as diretrizes e necessidades do sistema de saúde local”, reforçou a unidade em comunicado.
A nota ressalta ainda que a Santa Casa é um hospital privado e autônomo que presta serviços ao SUS. Atualmente, o local conta com emergência obstétrica e oncológica de referência 24 horas para o SUS, além dos serviços de internação, cirurgias e UTIs pediátrica, neonatal e adulto, todos encaminhados e regulados pelo sistema regulador.
“Isso significa que o Pronto Socorro não foi fechado, mas sim redimensionado para atendimento aberto nas áreas de maior necessidade da população”, completa.
O serviço de porta aberta aos pacientes do SUS, que ficou ativo por mais de 25 anos, foi encerrado definitivamente no dia 1° de julho de 2021, após uma série de dificuldades para manter o funcionamento.
“Em 2021, a direção do hospital, em conjunto com os órgãos diretivos da FASA, decidiu reestruturar os serviços com o objetivo de proporcionar um atendimento mais humanizado e sustentável, oferecendo melhores condições aos usuários dos serviços”, detalha também a nota.