Política OFICIAL

Caiado lança Eerizania como pré-candidata e diz que UB vai buscar coligações

Governador diz que processo está começando agora, que as alianças com outros partidos ainda serão discutidas

04/07/2024 09h17 Atualizada há 3 semanas
Por: Marcos Vieira Fonte: Lucivan Machado
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador Ronaldo Caiado disse em Anápolis, na noite desta quinta-feira, 3, que a campanha de Eerizania Freitas, pré-candidata a prefeita do União Brasil, será levada de maneira simples, construindo um sentimento junto à população da sua capacidade de gestão, semelhante ao que ele tem feito à frente do Estado.  

“O que é melhor para Anápolis? O que o cidadão vai escolher na hora de votar? É lógico que é a vida pregressa da nossa candidata, a maneira simples, trajetória de vida humilde, que ela construiu por mérito próprio. A campanha dela será levada dessa maneira, construindo um sentimento de levar com o todo o objetivo a melhoria. E eu terei a oportunidade, se Deus quiser, dando essa oportunidade de tê-la na prefeitura, de ela estar comigo por quase dois anos para a gente poder trabalhar muito”, disse Caiado.

O governador participou do lançamento da pré-candidatura de Eerizania Freitas em uma casa de eventos no setor Granville, região leste da cidade. Vereadores de diferentes partidos estiveram no local, ao lado de dezenas de pré-candidatos e apoiadores. O prefeito Roberto Naves, presidente do Republicanos em Goiás, e a deputada estadual e primeira-dama Vivian Naves, presidente do PP municipal, também participaram do lançamento da pré-candidatura. 

Em entrevista coletiva, Caiado deu o tom, em diferentes momentos, de que a capacidade de gestão, que o fez ser o governador mais bem avaliado do Brasil, é uma característica que ele enxerga em Eerizania. “A candidata Eerizania é candidata do povo de Anápolis, da população de Anápolis, que conhece essa mulher, que me impressionou enormemente no momento que tive a oportunidade de conversar longamente com ela, quando a recebi no Palácio, quando ela discorreu sobre a área da educação que sou apaixonado e tenho atuado para que Goiás seja primeiro lugar no Ideb”, disse.

“Além disso, na área de administração, de planejamento da cidade, fazendo todo o trabalho que fez, Eerizania tem o conhecimento da estrutura e tem o respaldo de lideranças que são formadoras de opinião, e que são pessoas que tem a capacidade de levar ao conhecimento do povo anapolino as credenciais da nossa candidata”, completou Caiado.

O governador, que também preside o União Brasil em Goiás, disse que é um “soldado nesse processo”, e como anapolino, tem a responsabilidade de estar na cidade e discutir com a população o que é melhor para todos. Segundo Caiado, é isso que ele tem feito, com construção de colégios e reformas de unidades de ensino em Anápolis, com o fim da falta de água e a expansão do Daia, que terá capacidade de receber 110 novas indústrias.  

 

PASTORES

Caiado esteve reunido com pastores e lideranças evangélicas, em um ambiente fechado, antes de subir no palco para os discursos a todos os apoiadores. Questionado antes da reunião o que iria dizer no encontro reservado, o governador respondeu que o tema era exatamente a sua pré-candidata. “Estou aqui para dizer que tive a oportunidade de ouvi-la e o partido se sente imensamente honrado em tê-la como pré-candidata aqui na nossa cidade”. 

O governador afirmou que tem a obrigação de administrar Goiás, portanto só fará campanha após às 17h e aos finais de semana, mas que pretende trabalhar “com afinco e dedicação” para atingir o primeiro turno, numa referência a uma vitória ainda na primeira etapa da eleição. 

Segundo Caiado, Anápolis é referência de um povo evangélico, de um povo cristão que ajuda no desenvolvimento da cidade e também o ajuda a governar. “Então isso eu devo a essa parceria que sempre tive com todos os pastores e apóstolos das diversas igrejas. Eu, como católico que sou, sempre prezei pelo respeito a todas as religiões e dar o que é fundamental, que é a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou. 

 

MDB

Questionado da possibilidade de uma aliança com o MDB em Anápolis, Ronaldo Caiado disse que agora que o União Brasil está começando o trabalho visando as coligações. “É isso que estamos fazendo aqui hoje, buscando apoio, tendo a humildade de solicitar [apoio]. Ninguém aqui está dizendo ou impondo posições, estamos aqui dizendo que a nossa candidata merece ser avaliada por vocês”.

Segundo Caiado, Eerizania é “simples, humilde, determinada, trabalhadora, conhece a cidade e sabe quais são os pontos que precisam de atuar com mais firmeza, além de ter uma deputada pela cidade de Anápolis [em referência a Vivian Naves]”.

“O que eu puder pedir aos meus amigos, vou pedir o voto para ela, para que a gente possa ter uma continuidade do avanço da cidade, da melhoria da qualidade de vida. Essa cidade me deu índice de aprovação de mais de 70%”, completou o mandatário.

 

“Honra e responsabilidade”, diz Eerizania 

A pré-candidata Eerizania Freitas (União Brasil) disse que recebeu o convite do governador Ronaldo Caiado para pleitear a Prefeitura de Anápolis “com muita honra, mas também com responsabilidade”. “Porque foi [um convite] feito pelo melhor governador do Brasil, o governador que é número um na segurança pública, na educação, no cuidado com as pessoas, na assistência social, no rompimento do ciclo da pobreza das nossas famílias, número um na geração de emprego por todo o Estado”, disse ela, em entrevista coletiva.

Ex-secretária municipal de Educação e de Integração Social, a pré-candidata povoou sua fala com referências às duas áreas, também reafirmando o que vem falando ao longo da pré-campanha: o fato de conhecer a cidade graças ao seu trabalho como servidora pública. “Quando estive à frente da educação, trouxe um olhar de quem cuida, de quem sabe das necessidades da população. Ao invés de ficar sentada num gabinete, com ar-condicionado, optei por percorrer os quatro cantos de Anápolis, ouvindo de perto a população, conhecendo as suas dificuldades”, afirmou.

Eerizania também fez referências à sua trajetória de vida, citando seus pais e a sua formação educacional e profissional. “[Sou] filha da dona Cleusa e do seu José, meu pai o melhor pedreiro da cidade, hoje tem 80 anos de idade e me ensinou que a única ferramenta capaz de transformar a sociedade é a educação. Por isso escolhi ser professora, sempre estive nas carteiras das escolas públicas, passei em primeiro lugar no vestibular e passei em três concursos públicos”, afirmou.

A pré-candidata falou ainda sobre o apoio de lideranças religiosas, citando o pastor José Clarimundo César, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Anápolis, segundo ela “seu líder espiritual”, que tem lhe alicerçado.  “Quero declarar todo o meu respeito pela liderança evangélica da nossa cidade, mas deixar meu reconhecimento à Diocese, através do bispo Dom João, que tem feito um excelente trabalho por toda a cidade. Respeito todas as religiões e trato todas com respeito”, disse. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.