Economia SALDO POSITIVO

Goiás registra crescimento nos setores de indústria e de serviços

Alta é do mês de abril e colaborou ainda para o aumento do PIB goiano no período analisado

03/07/2024 13h00
Por: Redação
Foto: Governo de Goiás
Foto: Governo de Goiás

Os setores da indústria e de serviços em Goiás tiveram um aumento de 14,1% e 5,5%, respectivamente, na comparação de abril de 2024 com o mesmo mês do ano anterior. O crescimento também impulsionou o Produto Interno Bruto (PIB), que registrou alta de 1,8% no período.

Os dados são do boletim divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) e mostram ainda que no acumulado do ano, a indústria apresentou alta de 9,2%, enquanto o setor de serviços registrou um aumento de 3,2%. 

Em relação à indústria, ainda comparando com o mesmo mês do ano anterior, as atividades que tiveram variações positivas em abril foram os serviços industriais de utilidade pública (19,8%), indústria de transformação (15,4%) e construção (8,6%). 

Além disso, um dos destaques positivos do setor industrial goiano no primeiro quadrimestre foi a atividade de produção de biocombustíveis. No acumulado do ano, a produção aumentou em 17%. Especificamente em relação ao etanol, o crescimento foi de 15%. 

Já as atividades que impactaram positivamente o setor de serviços foram o comércio (24,4%), transportes e armazenagem (9,8%), informação e comunicação (9,2%), e outros serviços (3,3%).

Referente à variação acumulada nos últimos 12 meses, o PIB do estado de Goiás apresentou estimativa de 2,1%. Nessa análise, a indústria e os serviços tiveram taxas estimadas em 6,6% e 2%, respectivamente. No acumulado do ano (janeiro a abril), o PIB está estimado em 0,2%. 

O governador Ronaldo Caiado comemora os números positivos, que têm sido recorrentes. “Goiás vem crescendo o dobro da média nacional. E isso é resultado de tudo que nós temos investido, no avanço na pesquisa e da modernização da nossa estrutura de Estado”, afirma.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.