Esportes BASQUETE SUB 17

ABA treina forte para disputar o brasileiro em Belo Horizonte

Competição será realizada de 24 a 29 de julho; equipe anapolina há um ano se prepara com objetivo de jogar esse campeonato

28/06/2024 10h56
Por: Orisvaldo Pires
Moisés da Silva, técnico (à dir) e o grupo de atletas que vai levar para o nacional em Minas Gerais. Foto: Reprodução
Moisés da Silva, técnico (à dir) e o grupo de atletas que vai levar para o nacional em Minas Gerais. Foto: Reprodução

A Associação Anapolina de Basquete (ABA) está em ritmo acelerado de treinamentos, para representar Anápolis no Campeonato Brasileiro de Basquete, categoria Masculino Sub 17, realizado pela Confederação Brasileira de Basketball. A competição acontece de 24 a 29 de julho, em Belo Horizonte (MG). O local dos treinos, franqueado pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Diretoria de Esportes, é o Ginásio Internacional Newton de Faria.

O presidente e técnico da ABA, Moisés da Silva informou que a programação prevê treinos diários, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30, e das 14 às 17 horas. A delegação anapolina, segundo o planejamento, deve chegar a Belo Horizonte no dia 22 de julho e retornar a Anápolis no dia 30. “Estamos nos preparando para esse campeonato há um ano”, disse o treinador.

Como sempre ocorre, disse, uma das dificuldades da ABA é a falta de recursos financeiros para bancar a participação em campeonatos como esse. Segundo ele, “as despesas são altas e vamos enfrentar as melhores equipes do Brasil”. Ressaltou que a delegação vai viajar com 15 integrantes, sendo 12 atletas e 3 da comissão técnica.

O Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-17 Masculino será disputado por 26 equipes, representantes de estados de praticamente todas as regiões do país. São quatro grupos com quatro times, e dois grupos com três times. O regulamento prevê que se classificam para as quartas-de-final o 1º colocado de cada grupo, mais um por índice técnico.

A ABA está no Grupo C, ao lado de Ginástico (MG), Hípica (SP) e Marreco (PR). Os demais grupos são: A – América (RN), Lance Livre (DF), Sogipa (RS) e Olympico (MG); B – CFO (CE), Mackenzie (MG), Thalia (PR) e Único (RS); D – BNB (CE), Filadélfia (DF), LDPG (PR) e Niterói (RJ); E – Abasmavel (PR), Círculo Militar (PR), GN União (RS) e Team Vini (SE); F – AACB Brasília (DF), Jandira (SP) e Tocantinense (TO); e G – Foz Basquete (PR), IBBC (SC) e Vizinhança (DF).

A estreia da ABA está marcada para o dia 24 de julho, no Ginástico, às 16h45, diante do time da casa, o Ginástico (MG). O segundo jogo será no dia 25 de julho, às 15 horas, também o Ginásio do Ginástico, diante do Hípica (SP). E, fechando a primeira fase, dia 16 de julho, às 15 horas, no Ginástico, diante do Marreco (PR). Caso se classifique, joga pelas quartas-de-final no dia 27 de julho. As semifinais estão marcadas para o dia 28 de julho e, as decisões de 3º lugar e do 1º lugar serão no dia 20 de julho, no Ginásio Olímpico.

 

ELENCO

O técnico Moisés da Silva é considerado referência na formação de jovens atletas. Muitos dos que foram preparados por ele atuam em equipes que disputam competições relevantes em Goiás e em outras regiões do país. Por isso há uma boa expectativa para o grupo que formou  para disputar o Brasileiro Sub-17: Isaque Jonas, Yuri, Eduardo, Lucas Lauria, João Paulo, Nicolas, Vinicius, Otávio, Davi, Duarte, Alisson Silva e João Pedro. O assistente técnico é Pascoal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.