Cultura ARTES VISUAIS

Anápolis lança o Panorama de Arte Contemporânea de Goiás

Evento inédito pretende destacar o talento de artistas goianos e valorizar a arte contemporânea local

27/06/2024 09h33 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Podem participar artistas goianos natos, naturalizados ou residentes em Goiás há mais de dois anos. Foto: Divulgação
Podem participar artistas goianos natos, naturalizados ou residentes em Goiás há mais de dois anos. Foto: Divulgação

Celebrar e impulsionar a cena das artes visuais do estado de Goiás. Essa a pretensão do Panorama de Arte Contemporânea de Goiás, projeto visa reunir o melhor da produção artística atual, oferecendo uma plataforma para artistas emergentes e consagrados apresentarem suas obras ao público. As inscrições, iniciadas no dia 5 de junho, se estendem até as 23h59 do dia 17 de julho de 2024. 

Podem participar artistas goianos natos, naturalizados ou residentes em Goiás há mais de dois anos. Estrangeiros com visto de permanência definitiva há mais de três anos também são bem-vindos. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site amigosdomapa.art.br e preencher a ficha de inscrição, anexando a documentação necessária.

Cada artista pode inscrever até 10 trabalhos nas diversas categorias apresentadas, que incluem desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, objeto, performance, pintura, videoarte e outras. Além disso, é permitida a inscrição em grupo. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão especializada, e 10 artistas/trabalhos serão selecionados para a mostra, juntamente com 10 artistas indicados pelo curador geral do Panorama.

Todos os 20 artistas selecionados, incluindo os indicados e os escolhidos pelo processo seletivo, receberão um prêmio de participação no valor de R$ 2 mil. A mostra será realizada na Galeria de Artes Antônio Sibasolly, localizada na Praça Bom Jesus, nº 101, Centro, Anápolis/GO, e estará aberta ao público de 24 de agosto a 29 de outubro de 2024, e contará com uma série de eventos, incluindo visitas guiadas e oficinas.

 

ARTE

O Panorama de Arte Contemporânea de Goiás tem como objetivo principal proporcionar visibilidade e reconhecimento aos talentos locais, promovendo a diversidade e a inovação na arte, afirma seu idealizador, o curador Paulo Henrique Silva. “Com esta iniciativa, buscamos fortalecer a comunidade artística e fomentar o diálogo entre artistas, curadores, críticos e o público em geral”, explica, acrescentando projeto é uma realização da Associação Amigos do Mapa e da Prefeitura de Anápolis, com aporte financeiro do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, via edital publicado em 2023. 

O curador destaca que há consciência plena de que não é possível cobrir a multiplicidade de práticas artísticas que emergem no estado neste momento. “A pretensão é apresentar um recorte o mais plural e interseccional possível, entendendo que qualquer abordagem ou critérios adotados resultarão em inúmeras ausências. Não é possível abarcar a todos”, ressalta Paulo Henrique Silva.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.