A temporada do Araguaia 2024, quando, especialmente em junho e julho, o local se torna um dos principais destinos turísticos da região, já começou a impulsionar o comércio goiano de moda praia. Dados do Grupo Mega Moda mostram que as lojas do segmento na 44, em Goiânia, já estão vendo as vendas subirem.
Neste ano, a expectativa do mercado é que o movimento de compras cresça em 70%, impulsionado pela época festiva, podendo até ultrapassar essa marca. Isso porque, além de ser um destino de férias, as praias de água doce formadas na região são grandes fomentadores da economia local.
Jezica Moreira Costa, por exemplo, proprietária da loja Cor do Sol, localizada no Mega Moda Park, relata o crescimento da demanda, especialmente no segmento de atacado. "Este ano, a procura por nossos produtos está bastante acentuada. Diante dessa tendência, estamos ampliando nossos preparativos para assegurar que possamos atender adequadamente ao aumento esperado nas vendas. Estamos otimistas de que os números possam dobrar em comparação com o ano anterior", afirma.
Para impulsionar ainda mais as vendas neste momento, a empresária detalha que a marca está lançando coleções exclusivas que incluem biquínis com detalhes metálicos e texturas variadas, focando em cores vibrantes como o neon, o vermelho e o marrom.
Já Camila Rodrigues, proprietária da loja Flor Brasil Moda Fitness e Praia, tem investido na produção para atender a crescente demanda. "Notamos um aumento significativo na procura por nossos produtos, o que nos levou a aumentar a produção significativamente. Além disso, já estamos em processo de contratação de mais pessoal para garantir que possamos atender todos os nossos clientes com eficiência durante esta movimentada temporada de praias", ressalta.
Outra estratégia utilizada por Camila é apostar nas tendências que vão dominar a temporada. "Os conjuntos com estampas coordenadas, conhecidos como trios, e os detalhes em formato orgânico serão os grandes destaques. Estamos também muito focados em questões de sustentabilidade nas nossas coleções", ressalta Camila.
Conforme dados de 2023 do Ministério do Turismo, o crescimento dos negócios locais ampliam as oportunidades de emprego e melhoram a infraestrutura nas regiões Centro-Oeste e Norte. Projeções do governo de Goiás indicam que cerca de 1 milhão de viajantes devem visitar as cidades turísticas da região em julho.