O programa Graduação, criado pela Prefeitura de Anápolis em 2019, já contemplou 445 estudantes com bolsas universitárias integrais e parciais ao longo deste período. Ao todo, quatro editais foram lançados pelo Graduação que, conforme a Lei n°4.020 de 17 de junho de 2019, tem caráter educacional e social, com a finalidade de conceder bolsas universitárias de estudo, sendo integrais aos estudantes cuja renda familiar bruta seja de até três salários-mínimos e parciais com renda de até seis salários-mínimos.
A família da estudante Thalyta dos Santos Alencar teve que se desfazer de bens para mantê-la nos estudos, em busca do sonho de ser médica. Se habilitou ao Graduação e, atualmente, está no 7º período de medicina na Universidade Evangélica de Goiás, com a mensalidade custeada integralmente pelo município. Este é um dos vários exemplos de relevância do programa.
“Consegui a bolsa no 3º período por meio do processo seletivo que contava com quatro fases bem rigorosas de envios de documentos e até visita domiciliar. Graças a Deus fui aprovada em todas as fases”, lembra Thalyta. A estudante acrescenta que sem o programa precisaria mudar a rota da sua vida para outro curso ou até sair de casa, uma decisão que sempre a apavorou devido ao apego à sua família.
Outro critério do programa é ter concluído o ensino médio em Anápolis e estar matriculados em cursos da rede privada de ensino superior de forma presencial. O candidato inscrito passa por um processo de seleção que vai desde a entrega da documentação até a visita de um assistente social. Após aprovado, o estudante deve realizar semestralmente a renovação da bolsa universitária para garantir a permanência do benefício. “Criamos esse programa e hoje já temos muitos profissionais brilhantes que seguiram seus sonhos”, disse o prefeito Roberto Naves (Republicanos).