FAKE NEWS: Justiça eleitoral vê situação sob controle, mas se atenta às redes
O juiz Gleuton Brito Freire, que atua na coordenação da Justiça Eleitoral no pleito deste ano em Anápolis, tem demonstrado que as Fake News estão no radar de juízes, promotores e serventuários. Ele costuma dizer que a verdade é a única que deve prevalecer e que a mentira é retrocesso. Nesta quinta-feira, 13, o magistrado disse ao DM Anápolis que, até agora, a pré-campanha está tranquila na cidade, sob o aspecto de disseminação de informações falsas. Segundo ele, a população anapolina é “respeitosa, zelosa, religiosa”, e acompanha de perto as eleições. “Nossa preocupação é fazer com que a verdade, e apenas a verdade, prevaleça nas eleições, e que quem for escolhido ou escolhida pelo povo anapolino”, comentou.
PSD
O senador Vanderlan Cardoso, comandante do PSD em Goiás, garante que o projeto de candidatura a prefeito de Anápolis neste ano é para valer. Em suas declarações, deixa a entender que Kim Abrahão está na dianteira na corrida e que a lua-de-mel com seu suplente Jader Melo acabou. Jader declarou apoio ao projeto do PT. O PSD tem ainda o ex-prefeito João Gomes como pré-candidato.
Discórdia 1
Reunião de pré-candidatos a vereador com o pré-candidato a prefeito do PL, Márcio Corrêa, pegou fogo esta semana. Tudo começou quando o vereador Suender Silva teria dito que não apoia candidato a prefeito por “cabresto”. Foi o suficiente para despertar o descontentamento do presidente do partido, o também vereador Hélio Araújo.
Discórdia 2
Essa rusga entre Hélio e Suender não é novidade. Vem desde a filiação do policial federal ao PL, que teria sido costurada longe do ambiente partidário municipal. Imagina-se que a reação se dá pelo fato de que com a chegada de Suender, uma das possíveis vagas do partido já teria dono. O PL ainda tem como puxadores de voto o próprio Hélio, além do vereador Jean Carlos.
Agir
Até as convenções muitas mexidas de peças são esperadas no tabuleiro das composições partidárias para a disputa das eleições. O Agir, por exemplo, vive um paradoxo. Já acenou com o desejo de apoiar a candidatura do PL, mas, com a ascensão de Fernando Meirelles à presidência do Ipasgo, projeta-se que o partido pode se firmar na base de Ronaldo Caiado (UB).
A visita de Bolsonaro e o destino do projeto majoritário do PL
A pré-candidatura a prefeito do PL joga todas as suas fichas na visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Anápolis, na próxima quarta-feira, 19. Há quem diga que, ainda sem apresentar um projeto de governo que empolgue o eleitor [situação que se reflete nas pesquisas de intenção de voto com desempenho aquém do esperado] e priorizando a estratégia de campanha quase que totalmente no campo ideológico, a cúpula liberal passa a depender de um impacto positivo da presença de Jair Bolsonaro em Anápolis. O desempenho abaixo do esperado, até agora, começou a dar fôlego a outras pré-candidaturas que, segundo mas últimas pesquisas, começaram a avançar sobre o eleitorado considerado conservador.