O presidente do PSOL de Anápolis, Marcelo Moreira, afirmou que a decisão sobre o rumo da federação com a Rede Sustentabilidade será definido em convenção. O PSOL tem um pré-candidato a prefeito, o advogado e professor Eugênio Lourenço Dias. A Rede, através do seu porta-voz na cidade, João Victor Martins, tem defendido a ideia de apoiar a pré-candidatura de Antônio Gomide, do PT.
“A decisão tem que ser em convenção. O que é definido pela legislação é que os dois partidos tem que fazer as suas convenções em separado e tem que haver uma convenção pela federação. Então, quando chegar o momento certo, se a Rede permanecer com esse objetivo, isso terá que ser decidido em convenção”, afirmou Moreira nesta terça-feira, 11, em entrevista à Rádio Manchester.
O dirigente do PSOL disse que a relação com a Rede é “muito transparente” e que o porta-voz do partido aliado já tinha ventilado esse desejo de apoio ao PT em uma conversa. “E nós do PSOL deixamos evidente que nós temos uma pré-candidatura”, reforçou Moreira.
O presidente lembrou que o PSOL tem diretório constituído em Anápolis e que na federação deve haver a busca por um consenso, alcançado via convenção. Mas Marcelo Moreira deixou claro que a legislação prevê que quando apenas um partido está organizado perante o Tribunal Regional Eleitoral, é ele que conduz os destinos da federação.
A Rede por enquanto não possui comando vigente em Anápolis, de acordo com consulta feita pela reportagem. A última comissão provisória do partido na cidade deixou de existir em 31 de dezembro de 2022. A vigência desse comando teve início em junho de 2021. Antes disso, o comando na cidade experimentou um vácuo de três anos. Em outra oportunidade, a Rede existiu oficialmente em Anápolis entre maio de 2016 e dezembro de 2018.
A inconstância nos últimos anos vem provocando dificuldades para a oficialização agora, disse o porta-voz João Victor ao DM Anápolis, embora ele tenha afirmado que tudo será resolvido até 20 de julho, início do prazo para as convenções.
Questionado se acredita que essa questão sobre pré-candidatura própria ou apoio ao PT possa ser resolvida antes mesmo da convenção, Moreira respondeu que acha possível, principalmente porque a relação dentro da federação é respeitosa.
VEREADORES
Marcelo Moreira disse que a primeira conversa com a Rede era de construir uma chapa de candidatos a vereador com 50% de cada sigla da federação. Ou seja, cada partido indicaria 12 nomes. “Justamente para a gente manter esse espírito de cooperação e colaboração entre as duas forças. Então, a Rede tem apresentado nomes e o PSOL também tem construído. Estamos prevendo uma possível reunião com as pré-candidaturas para a próxima semana”, disse o dirigente psolista.