Saúde AMPLIAÇÃO

UBS Abadia Lopes da Fonseca será ampliada e terá horário estendido

Unidade, 100% dedicada à atenção básica. recebe operários logo após a inauguração da UPA da Mulher

12/06/2024 08h36
Por: Redação
A UBS do Jardim Calixto será revitalizada e ampliada, e o Cais Mulher será transferido para a nova UPA da Mulher. Foto: Reprodução
A UBS do Jardim Calixto será revitalizada e ampliada, e o Cais Mulher será transferido para a nova UPA da Mulher. Foto: Reprodução

A Unidade Básica de Saúde Abadia Lopes da Fonseca, no Jardim Calixto, vai passar por processo de total revitalização e ampliação. O prédio, onde também funciona o Cais Mulher, será totalmente renovado e transformado e terá horário estendido, ampliando a capacidade de atendimento. As mudanças ocorrerão logo após a inauguração da UPA da Mulher Jamel Cecílio, prevista para o início do segundo semestre.

A informação foi dada pelo prefeito Roberto Naves (Republicanos), em entrevista à imprensa. Segundo ele, assim que a Prefeitura entregar a UPA da Mulher, de imediato será iniciada a reforma e ampliação da UBS do Jardim Calixto que, segundo ele, será uma das maiores da cidade. “Com o funcionamento em horário estendido, desafogaremos a UPA Alair Mafra e vamos cobrir toda aquela região com os serviços da atenção básica em saúde”, explicou o prefeito.

Naves ressalta ainda que esta é mais uma ação que consolida a reestruturação iniciada há alguns anos, quando surgiu a necessidade da construção da UPA Pediátrica. À época, o Cais Mulher passou a funcionar ao lado da unidade básica de saúde, já o Banco de Leite Humano ganhou uma sede própria no Bairro São Joaquim.

“Assim como fizemos com o Banco de Leite que hoje possui sua sede própria, pensando no bem-estar e saúde de mães e bebês, sem qualquer risco de contaminação ou intercorrências por estar junto a uma unidade de atendimento, faremos com as mulheres anapolinas que terão um local específico”, pontua Roberto Naves.

 

UPA DA MULHER

Todos os serviços hoje ofertados pelo Cais Mulher serão transferidos para a UPA da Mulher. Essa nova estrutura, que funcionará nas instalações do antigo Hospital Municipal, contará com espaço para os atendimentos eletivos, com oito consultórios médicos, salas de mamografia, nutrição, psicologia, assistência social e farmácia. O prédio possui mais de três mil metros quadrados e passa por reconstrução total.

Além disso, abrigará a Casa da Mulher Anapolina em uma área de 380 metros quadrados, oferecendo apoio jurídico às mulheres, com a presença de representantes do Ministério Público de Goiás, do Juizado e da Polícia Civil, além de suporte psicossocial. Pensando nas mães, a unidade de saúde contará ainda com um amplo espaço infantil.

A primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves (PP), que destinou 100% das emendas parlamentares (R$ 11,5 milhões) para a construção da UPA da Mulher, disse que a nova estrutura de saúde foi pensada para atender com eficácia todas as mulheres. “Como deputada e primeira-dama, fico muito feliz e honrada em realizar o sonho de destinar um espaço que ficará tão belo para nós, mulheres, que teremos aqui todas as especialidades médicas que precisamos”, concluiu Vivian Naves.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.