O Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12), está chegando. A data movimenta o mercado e deixa os lojistas atentos a possibilidade de elevar as vendas neste período, em Anápolis não é diferente. O desafio, porém, é chamar atenção da clientela sendo um pequeno empreendedor.
Dona da loja Florência, Ingrid Ataídes, de 28 anos, conta ao DM que esta é uma das datas comemorativas mais importantes em seu negócio e, por isso, trabalha para produzir uma boa campanha. Neste ano, a jovem fugiu do comum e apostou em uma verdadeira produção de TV, mas para as suas redes sociais, com direito a roteiro e cenas variadas.
“Eu acho muito importante fazer campanha diferente, principalmente no meu ramo, que é roupas femininas, para não ficar nada muito saturado, nada igual ao outro, mais do mesmo. Então é importante sempre investir em datas comemorativas que façam sentido para o meu ramo, que é principalmente Dia das Mães, Dia dos Namorados, eu acho que faz muito sentido”, disse sobre a importância de ações criativas.
A empreendedora ressalta ainda que, embora seja importante estar sempre criando coisas novas, não são todas as datas do ano que valem a pena fazer o investimento. “Eu não faço campanha, por exemplo, festa junina, porque eu acho que não tem muito a ver com o que eu vendo com o estilo da minha loja, mas quando é algo diferente, em uma data que eu sei que é bem rentável, então eu acredito que seja bem importante”, explicou.
“Às vezes a gente quer fazer algo além do que o nosso orçamento permite, mas também existem vezes que é importante você investir. Então, eu tento pelo menos em uma campanha que eu vejo mais importante, que é o dia das mães, e o Natal eu invisto mais”, completa.
Há cinco anos no mercado com a loja Florência, Ingrid prioriza as campanhas visuais que sejam chamativas para subir o ticket médio durante as datas comemorativas. Para ela, outras ações como as promoções, por exemplo, não são válidas nesses períodos em que naturalmente o volume de vendas já é maior.
“Eu não vejo sentido em fazer promoções em datas comemorativas que você sabe que vai vender bastante, porque o público vai procurar a sua loja para aquela data especial, então você vai estar perdendo dinheiro ao invés de estar vendendo mais. Eu prefiro divulgar bem divulgado as peças, como elas ficam no corpo, a beleza daquela peça de uma forma diferente do que fazer promoção e mais do mesmo”, afirmou.
Em Goiás, segundo projeção do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), baseada em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é esperado uma movimentação de R$ 78,5 milhões em vendas no comércio varejista com o Dia dos Namorados. Ainda assim, alguns empreendedores apontam que há desafios em lucrar nesta data.
Ingrid Ataídes relata que os homens acabam buscando mais produtos como flores e chocolates e, por isso, para quem vende roupas femininas, a necessidade de inovar para vender mais neste momento é maior.
“Quando é a campanha do Dia dos Namorados que eu percebo que homens, eles não gostam de comprar roupa para as mulheres, eu não sei se é por erro, por medo de errar. Eles sempre vão para flores, chocolate, coisas mais fáceis assim que vai errar pouco, até mesmo sapatos. Agora roupa e acessórios, essas coisas, eu já percebo que há um déficit aí”, destaca.