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Empreendedora anapolina inova em ação do Dia dos Namorados e fala sobre estar na contramão do mercado

Dona de uma loja de roupas femininas, Ingrid Ataídes conta que busca fazer coisas diferentes dos demais lojistas em datas comemorativas, mesmo com recursos limitados

11/06/2024 19h00
Por: Aglys Nadielle
Foto: Motagem DM Anápolis/Álvaro Inácio
Foto: Motagem DM Anápolis/Álvaro Inácio

O Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12), está chegando. A data movimenta o mercado e deixa os lojistas atentos a possibilidade de elevar as vendas neste período, em Anápolis não é diferente. O desafio, porém, é chamar atenção da clientela sendo um pequeno empreendedor.

Dona da loja Florência, Ingrid Ataídes, de 28 anos, conta ao DM que esta é uma das datas comemorativas mais importantes em seu negócio e, por isso, trabalha para produzir uma boa campanha. Neste ano, a jovem fugiu do comum e apostou em uma verdadeira produção de TV, mas para as suas redes sociais, com direito a roteiro e cenas variadas.

“Eu acho muito importante fazer campanha diferente, principalmente no meu ramo, que é roupas femininas, para não ficar nada muito saturado, nada igual ao outro, mais do mesmo. Então é importante sempre investir em datas comemorativas que façam sentido para o meu ramo, que é principalmente Dia das Mães, Dia dos Namorados, eu acho que faz muito sentido”, disse sobre a importância de ações criativas.

A empreendedora ressalta ainda que, embora seja importante estar sempre criando coisas novas, não são todas as datas do ano que valem a pena fazer o investimento. “Eu não faço campanha, por exemplo, festa junina, porque eu acho que não tem muito a ver com o que eu vendo com o estilo da minha loja, mas quando é algo diferente, em uma data que eu sei que é bem rentável, então eu acredito que seja bem importante”, explicou.

“Às vezes a gente quer fazer algo além do que o nosso orçamento permite, mas também existem vezes que é importante você investir. Então, eu tento pelo menos em uma campanha que eu vejo mais importante, que é o dia das mães, e o Natal eu invisto mais”, completa.

Há cinco anos no mercado com a loja Florência, Ingrid prioriza as campanhas visuais que sejam chamativas para subir o ticket médio durante as datas comemorativas. Para ela, outras ações como as promoções, por exemplo, não são válidas nesses períodos em que naturalmente o volume de vendas já é maior.

“Eu não vejo sentido em fazer promoções em datas comemorativas que você sabe que vai vender bastante, porque o público vai procurar a sua loja para aquela data especial, então você vai estar perdendo dinheiro ao invés de estar vendendo mais. Eu prefiro divulgar bem divulgado as peças, como elas ficam no corpo, a beleza daquela peça de uma forma diferente do que fazer promoção e mais do mesmo”, afirmou.

Desafios

Em Goiás, segundo projeção do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), baseada em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é esperado uma movimentação de  R$ 78,5 milhões em vendas no comércio varejista com o Dia dos Namorados. Ainda assim, alguns empreendedores apontam que há desafios em lucrar nesta data.

Ingrid Ataídes relata que os homens acabam buscando mais produtos como flores e chocolates e, por isso, para quem vende roupas femininas, a necessidade de inovar para vender mais neste momento é maior. 

“Quando é a campanha do Dia dos Namorados que eu percebo que homens, eles não gostam de comprar roupa para as mulheres, eu não sei se é por erro, por medo de errar. Eles sempre vão para flores, chocolate, coisas mais fáceis assim que vai errar pouco, até mesmo sapatos. Agora roupa e acessórios, essas coisas, eu já percebo que há um déficit aí”, destaca.

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