Após três semanas, a exposição "Anápolis Conquista a América" chega ao fim nesta sexta-feira (07). Com centenas de visitas, entre elas a de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, os organizadores celebram o fim de mais um ciclo, juntamente com a comunidade anapolina.
Localizada no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec), a exibição conta com materiais oriundos de uma pesquisa realizada há quase 20 anos pelo historiador Jairo Alves Leite, que assumiu o museu histórico de Anápolis, pela primeira vez, em 2005.
Nesta exposição, segundo o curador, há um resgate da história dos atores e atrizes americanos de Hollywood que passaram e até mesmo moraram em Anápolis, como Joan Lowell, Janet Gaynor, Mary Martin e Larry Hagman. Além disso, o avanço da aviação no “coração do Brasil”.
"É super interessante esse resgate, nós tivemos diversas escolas que visitaram, no dia 25 de maio esteve na exposição Sua Alteza Imperial e Real o Senhor Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil. Parente de Dom Pedro I, que declarou a Independência do Brasil e mandou um representante para os Estados Unidos”, destacou Jairo.
“Para nós é de suma importância a presença de um representante da família real brasileira", completou. Uma coleção de moedas do próprio historiador, feita durante sua estadia nos Estados Unidos, onde em cada uma delas há um estado americano no verso, também está em exibição.
Segundo Jairo, em entrevista ao DM Anápolis, uma das motivações para a exposição é o Bicentenário das Relações Diplomáticas Brasil-Estados Unidos, que ocorreu exatamente em 28 de maio de 1824. Ele, que fez parte da equipe de pesquisadores do filme "Hollywood no Cerrado", de Armando Bulcão e Tânia Montoro, planeja novas ações para os próximos meses.
Entre elas, já adiantou, uma que conta a história do real e do dinheiro no Brasil. Segundo ele, isso deve ocorrer próximo ao aniversário de Anápolis, celebrado no mês de julho. Para visitar a exposição "Anápolis Conquista a América", basta ir até o Ceitec nesta sexta-feira, das 08h às 17h.