Uma estrutura com recepção, banheiros acessíveis e quatro salas de atendimento, além de sala de vacina, canil e gatil. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) veterinária, que ocupa área total de aproximadamente dois mil metros quadrados e de 841,98 metros quadrados de área construída, está com 60% das obras concluídos. A UPA Veterinária de Anápolis é a primeira do gênero em Goiás.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, para a construção da unidade são investidos R$ 3,764 milhões. Está localizada no Parque Residencial das Flores e foi projetada para oferecer um atendimento completo e de qualidade aos animais. Também terá ambientes para a espera e para hospedagem temporária dos animais.
A secretária de Obras, Flávia Ribeiro disse que a expectativa é que a UPA Veterinária transforme Anápolis em referência para Goiás e para o Brasil no atendimento aos animais. Segundo ela, há também um cuidado para que o serviço a ser prestado na unidade seja acessível. “Esta unidade moderna e bem equipada reforça nosso compromisso com o bem-estar animal e com o avanço contínuo da nossa cidade”, afirmou a secretária.
A UPA Veterinária terá um centro cirúrgico completo contando com salas de preparo, laboratório, indução anestésica e recuperação. Esses ambientes são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos animais durante e após os procedimentos cirúrgicos. Outras salas importantes incluem a de paramentação e expurgo, esterilização, degermação, observação, castração, além de áreas dedicadas a medicamentos e exames.
O setor de serviços da unidade também foi planejado, incluindo ambientes para o depósito de material de limpeza, área de resíduos sólidos, arquivo, cozinha/copa, vestiário feminino e masculino, além de uma lavanderia. Essas facilidades são fundamentais para o funcionamento eficiente da unidade e para garantir um ambiente limpo e organizado.
PADRÃO
Flávia Ribeiro informou ainda que a construção da UPA Veterinária segue rigoroso padrão técnico para garantir a excelência no atendimento. “Estamos atentos a cada detalhe, desde a infraestrutura até a funcionalidade dos espaços. Esta unidade contará com equipamentos de ponta e uma estrutura completa, incluindo um centro cirúrgico avançado e áreas específicas para todos os tipos de procedimentos necessários”, explicou a secretária.
Assim que estiver em funcionamento, a UPA Veterinária, disse Flávia Ribeiro, vai atender à toda a demanda de casos emergenciais e oferecer cuidados contínuos e especializados. Como uma unidade pública, a UPA vai oferecer serviços sem qualquer custo aos tutores de animais. Assim, o hospital se soma ao Centro de Controle de Zoonoses e ao programa Castramóvel, com intuito de ampliar as ações de saúde pública.