No próximo dia 12 de junho, a partir das 8h, a Unidade Móvel do Hemocentro de Goiás estará presente em Anápolis. A expectativa é que, pelo menos, 100 anapolinos se cadastrem para doar sangue.
A campanha é uma parceria do Hemocentro com o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) e Fundação Universitária Evangélica (Funev). Os interessados em participar podem fazer contato pelo número 3311-9145.
De acordo com a supervisora do setor de serviço social do Heana, Mary Helen Oliveira dos Santos, a ação é importante para repor o estoque de bolsas da unidade e o cadastro é necessário para que as equipes estejam prontas para receber os doadores.
“Devido ao grau de complexidade médio e alto de Anápolis, nós buscamos as bolsas de sangue no Hemocentro. Nós fazemos duas vezes por ano essa campanha, sempre em torno de junho e novembro e dezembro”, explicou, em entrevista à Rádio Manchester.
Ao ligar para realizar o agendamento, basta informar o nome completo e telefone de contato. “Sempre tem que ter estoque e reposição das tipagens de sangue, por isso nós temos que conscientizar a população para que participe”, alertou a supervisora.
Segundo Mary Helen, a unidade nunca chegou a ficar desabastecida, porém, as equipes sempre precisam pensar em novas ações para sair do vermelho, em relação ao nível de doações. “Faltar não falta, a gente tenta suprir as necessidades daquele momento. Sempre temos um segundo plano, para repor naquela situação”, disse.
Além disso, a profissional destaca que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. “Se alguém quiser fazer doação, não necessariamente no dia da campanha, caso tenha um paciente [conhecido] internado conosco, a doação tem que ser no Hemocentro, que já direciona. Pode chegar e dizer que está doando para tal pessoa, internada em tal hospital”, concluiu.
-Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal).
Pesar no mínimo 50 kg.
-Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas
-Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
-Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe
-Gripe, resfriado e febre: aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas.
-Período gestacional.
-Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana
-Amamentação (até 12 meses após o parto).
-Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
-Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação).
-Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses.
-Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).