Cultura EM ANÁPOLIS

Ator de renome nacional, Silvero Pereira fala sobre a importância da educação e ações voltadas à cultura

Além de ministrar workshop de atuação, Silvero irá apresentar a Noite de Gala da Cultura Anapolina

04/06/2024 18h00
Por: Lucas Tavares
Foto: Reprodução/Rádio Manchester
Foto: Reprodução/Rádio Manchester

Ator de renome nacional, presente em obras marcantes como “Serra Pelada”, “Bacurau”, “A Força do Querer” e “Pantanal”, Silvero Pereira está em Anápolis para participar de diversas ações de fomento à arte desenvolvidas na cidade. Entre eles, um workshop de atuação e a Noite de Gala da Cultura Anapolina, promovidos pela Território Cultural e pelo Cine Prime.

Natural de Mombaça, cidade com pouco mais de 40 mil habitantes no Ceará, já rodou palcos por todo Brasil, mas faltava Goiás para completar o mapa. “Era o único estado brasileiro que eu não tinha visitado ainda, estou muito feliz de poder fechar”, disse em entrevista à Rádio Manchester.

Com uma passagem rápida por Pirenópolis e agora em Anápolis, Silvero espera mergulhar na realidade dos artistas locais para, assim, poder contribuir da melhor maneira possível. Ele conta que, além de passar a sua experiência para os atores goianos, se aprofundar no contexto local lhe interessa muito.

“A oficina é focada nesse lugar da atuação, da interpretação, eu enquanto ator podendo falar um pouco sobre as minhas experiências. Me interessa muito na oficina saber quais são as expectativas das pessoas daqui de Anápolis, as pessoas que estudam cinema, teatro, televisão, que querem ser atores, quais são essas ansiedades, as curiosidades que elas têm”, afirmou.

Em seis horas de atividades e bate papo, os inscritos poderão refletir sobre as demandas do cenário artístico regional e conhecer mais sobre o que vem sendo feito fora. “Quais são as vantagens e as dificuldades que se tem, qual é a imagem que uma pessoa que está começando dentro desse mercado de trabalho pensa, o que eu posso melhorar, qual caminho seguir”, completou.

Formado em artes cênicas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), Silvero destaca o papel fundamental dos estudos na sua carreira e vida pessoal. Ele lembra que os grandes nomes da dramaturgia como Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Marco Nanini, Marieta Severo e Renata Sorrah se dedicaram aos estudos antes de ganharem os palcos.

“Todos eles vão falar que para ser ator é importante estudar, é importante ler, conhecer as coisas, o mundo, as teorias, porque na prática, cada corpo tem uma maneira de agir, de atuar, mas para chegar nessa pessoalidade sobre interpretação é preciso entender o que veio antes, quais são os conceitos, as técnicas, e a partir disso você vai adaptando ao seu jeito de fazer, como seu corpo reage a essas técnicas, mas para fazer isso é preciso conhecimento”, reforçou.

Ele destaca que, se há um desejo, um sonho, o que vem em primeiro lugar é a dedicação aos estudos. “Tem uma coisa que eu aprendi com os meus pais que eu levo para a vida. Eu venho de uma família muito pobre, mas eles sempre fizeram questão de manter os filhos dentro da escola, a coisa que eles mais me diziam era: a maior herança que a gente pode deixar para vocês é o estudo, isso é algo que ninguém vai tirar”, relembrou.

Além do workshop, Silvere terá um encontro com convidados e imprensa, na manhã desta quarta-feira (05), para um bate papo. A agenda do ator continua cheia durante a tarde e, na parte da noite, apresenta a Noite de Gala da Cultura Anapolina, que irá premiar artistas de diversas áreas, no Cine Prime, no Anashopping.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.