Educação DESAFIO

Com inscrições abertas, estudantes de Anápolis intensificam preparação para o Enem 2024

Prova é considerada a porta de entrada para a educação superior; prazo para se inscrever termina em junho

28/05/2024 19h00 Atualizada há 2 meses
Por: Lucas Tavares
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Até o dia 07 de junho, estudantes de todo o Brasil poderão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A prova avalia o desempenho escolar dos alunos que concluíram a educação básica e serve como porta de entrada para a educação superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Em Anápolis, desde o início do ano, os concluintes aguardam esse momento e, conforme vai se aproximando a data da prova, os estudos vão se intensificando. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação do exame será em 03 e 10 de novembro, em todo país.

Alunas do 3º ano do Colégio Estadual Padre Fernando Gomes de Melo, Karinne Alves e Layssa Pinheiro, aos 17 anos, sonham em entrar em uma universidade e já iniciaram a preparação para a prova. Uma das alternativas encontradas por elas, para além da sala de aula, são os cursinhos disponíveis online.

“Estou estudando pela plataforma ProEnem, por ser online é bastante difícil ter uma disciplina, porém estou tentando, quero começar a fazer simulados, provas antigas. [Na escola] eles fazem exercícios, dão aulas específicas, vem gente da faculdade dar aulão e ainda ajudam a gente com isenção e inscrição”, conta Karinne que está decidindo entre nutrição e medicina.

Assim como a colega, Laryssa já fez o Enem uma vez como treineiro, mas para este ano as expectativas são incomparavelmente mais altas. “Tenho me preparado através de cursinho online, mas é meio desafiador. Porém, estou seguindo”. O curso, porém, já está escolhido: “direito”.

Para se inscrever os estudantes precisam acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Neste espaço virtual estão disponíveis os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição.

Para quem não teve a solicitação de isenção aprovada, uma taxa de inscrição no valor de R$ 85 deverá ser paga até o dia 12 de junho. Ela pode ser quitada por boleto (gerado na Página do Participante), PIX (QR code), cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DM Anápolis (@dmanapolis)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.