Educação EDUCAÇÃO

Professores da UFG entram em greve por tempo indeterminado

Paralisação acompanha movimento nacional pela reestruturação das carreiras educacionais e valorização do ensino público

30/04/2024 16h00
Por: Emilly Viana
Foto: Divulgação / UFG
Foto: Divulgação / UFG

Os professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiram, nesta terça-feira (30), aderir à greve federal da educação por tempo indeterminado. Acirrada, a votação contou com a participação de 1.324 docentes, entre filiados e não filiados ao Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg-Sindicato).

O plebiscito, iniciado na noite do dia 25 de abril, encerrou-se às 12h desta terça-feira, revelando uma divisão entre os professores. Com 657 votos favoráveis à deflagração da greve (49,62%), 652 contrários (49,24%) e 15 abstenções, o resultado reflete as diferentes visões dentro da categoria.

Geci Silva, presidente do sindicato, enfatizou a importância do processo democrático. "O Adufg-Sindicato construiu um plebiscito democrático e fez valer o voto de todos os membros da categoria docente, seja por parte dos docentes em atividade ou dos aposentados", declarou em nota oficial.

A decisão de adesão à greve federal da educação coloca a UFG no centro de um movimento nacional que busca a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A iniciativa, que teve início em 11 de março com a paralisação dos Técnico-Administrativos em Educação, ganhou força total em 15 de abril, com a adesão de pelo menos 52 universidades federais em todo o país.

Apesar das negociações em curso, com propostas de reajustes para os anos de 2024, 2025 e 2026 apresentadas pela Proifes-Federação ao Governo Federal, a categoria docente optou pela mobilização como forma de pressionar por suas demandas.

O Adufg-Sindicato comunicará oficialmente à Reitoria da UFG sobre a decisão dos docentes em até 72 horas. "Todas as ações de mobilização durante o período de paralisação serão organizadas pela entidade sindical. As atividades serão divulgadas nos próximos dias", acrescentou a nota oficial.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.