A criação do projeto ‘Caminhos Santos’, que tem como base fundamental o fomento ao turismo religioso em Anápolis e outras regiões ligadas ao Regional Centro-Oeste, é a motivação principal da visita que os membros da Comissão de Turismo de Anápolis fizeram ao Museu dos Frades Franciscanos. O museu integra a estrutura do Centro de Cultura e Memória São Francisco. A atividade, realizada no dia 12 de abril, foi coordenada pelo gerente de Turismo do município, o historiador Jairo Alves Leite.
A visita, além da Diretoria de Turismo, foi acompanhada de outros integrantes da comissão. São eles o presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Wilton Alves Ferreira Júnior; o gerente do Sebrae/GO-Regional Anápolis, Sérgio Augusto Monturil; e o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Geraldo Lino Ribeiro. O grupo pôde conhecer, com mais detalhes, o legado de São Francisco de Assis.
Frei Ronildo Arruda representa a Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil. A visita teve a participação de um membro da Secretaria de Comunicação da Diocese de Anápolis. O grupo também foi recebido pelo responsável junto ao Centro Cultural São Francisco, Angelo Arantes. O Comtur teve ainda as presenças dos conselheiros Joyceane Moreno, e o Sebrae/GO, da consultora Cybelle Bretas.
O projeto ‘Caminhos Santos’ envolve em seu trajeto diversas paróquias da Diocese e outros pontos turístico-religiosos do Centro-Oeste. Frei Ronildo Arruda apresentou fatos relevantes da história e da cultura religiosa em Anápolis. O Museu dos Frades Franciscanos, segundo identificado pela comitiva, tem muito a colaborou com os projetos voltados ao turismo religioso em Anápolis e região. Assim como as igrejas centenárias localizadas em vários municípios que compõem a diocese.
Frei Romildo informou que o Museu dos Frades Franciscanos foi inaugurado em 17 de setembro de 2016. Está localizado no complexo franciscano que também conta com o Colégio São Francisco, a Matriz de São Francisco, o Convento São Francisco e a sede da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, no Bairro Jundiaí. O Centro Cultural, além do museu, conta com um dos mais modernos auditórios multifuncionais, um teatro com quase mil lugares e anfiteatro.
HISTÓRIA
Com o intuito de preservar objetos representativos da história e missão franciscana em Anápolis e região, o acervo do Museu dos Frades Franciscanos, que atualmente conta com mais de 500 itens, foi idealizado pelo ex-ministro provincial, frei Fernando Inácio Peixoto de Castro, um dos mais experientes e mais respeitados líderes franciscanos da província. As exposições das peças variam entre permanentes e itinerantes. O historiador Jairo Alves Leite, ao lado do arquiteto Flávio Aleixo, são os profissionais responsáveis pela concepção do Museu dos Frades Franciscanos, que materializa a história da Ordem dos Frades Menores (OFM) e da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, no estado de Goiás.