Desenvolvimento Social SEMANA DA MULHER

”Elas querem viver com segurança e dignidade”, diz Gracinha Caiado em lançamento de evento para mulheres

Em evento que oferece serviços e oportunidades voltadas às mulheres, primeira-dama falou refletiu sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres e papel do Estado no enfrentamento à desigualdade

05/03/2024 14h00
Por: Emilly Viana
Foto: Secom Goiás
Foto: Secom Goiás

Durante lançamento da primeira edição do projeto Goiás Social Mulher, a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, destacou o trabalho do Estado na busca por políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade em Goiás. A iniciativa, realizada em Goiânia nesta segunda-feira (4), é dedicada à comemoração do Dia Internacional da Mulher e foi palco de debates sobre o papel do poder público na defesa da equidade de gênero.

"A mulher, a mãe, deseja ter uma sociedade em que ela consiga viver em segurança, com dignidade, uma sociedade que ofereça oportunidade e ferramentas para que as mulheres possam ter sua independência financeira. E é isso que nós estamos fazendo aqui”, afirmou a primeira-dama.

Coordenadora do programa Goiás Social, Gracinha comenta que a ideia de concentrar diversos serviços em um único local vem para facilitar o acesso das mulheres, que por vezes têm tempo limitado para resolver demandas. A primeira-dama também ressalta que, embora localizada em Goiânia, a frente de serviços segue por toda semana e está aberta para moradoras de outras cidades que precisam desburocratizar processos nos próximos dias.

Para ela, iniciativas como esta, que devem ser ampliadas pelo estado nos próximos meses, representam não apenas uma celebração, mas também uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, reforçando a busca por uma sociedade mais justa e inclusiva.

"A gente sabe da dificuldade que muitas mulheres têm em sair, muitas vezes, para fazer a retificação do documento, ou na busca de emprego. [Decidimos] fazer no coração da capital, na Praça Cívica, para que a gente possa atender mulheres que venham de toda a capital, assim como de outros municípios”, conta a primeira-dama.

Além de Gracinha, a deputada federal Silvye Alves (UB) marcou presença na abertura do evento. Na ocasião, ela reforçou que Goiás sai na frente de todos os demais estados da federação por ter essa preocupação com a mulher, principalmente com a mãe solo e com a vítima de violência.

“Isso gera uma confiança muito grande no dia a dia das mulheres, podemos trazê-las para perto, fazer com que elas tenham coragem de denunciar e promove uma rede de proteção em que elas se sentem realmente seguras”, disse.

Goiás Social Mulher

O evento, realizado na Praça Cívica, em frente ao Palácio das Esmeraldas, no Setor Central de Goiânia, oferece mais de 40 serviços gratuitos à população, reunindo 15 órgãos da administração estadual.

A ação contou com a entrega de 11 mil cartões dos programas sociais do Estado para famílias previamente cadastradas e selecionadas. Além disso, foram disponibilizadas 4 mil vagas de emprego, com seleção e entrevista realizadas no próprio local. A programação abrangeu atividades das 8h às 17h e se estenderá até sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

As mulheres interessadas em aproveitar os serviços oferecidos devem comparecer ao evento munidas de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e de renda, além da certidão de nascimento dos filhos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.