Concursos PROVA

Concurso público da Câmara Municipal de Anápolis tem abstenção de 30%

Taxa refere-se ao período matutino, quando foram aplicadas provas para cargos de nível médio e técnico

29/01/2024 11h00
Por: Rafael Tomazeti
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A prova do concurso público da Câmara Municipal de Anápolis, realizada neste domingo (28), teve quase 30% de abstenção no período matutino, quando a avaliação foi aplicada aos candidatos para cargos de nível médio e técnico. A organização ainda não divulgou o percentual de faltosos do turno vespertino, quando compareceram os postulantes aos cargos de ensino superior. 

De acordo com a presidente da comissão que acompanha o certame, a advogada Mariane Stival, 1879 pessoas compareceram aos locais de prova. Ao todo, 2,4 mil pessoas tiveram inscrições homologadas para concorrer aos postos que exigem ensino médio ou técnico. 

Os cargos em questão são assistente administrativo (duas vagas imediatas e dez para cadastro de reserva), técnico de informática (uma vaga imediata e cinco para cadastro de reserva) e assistente de controle interno (cinco vagas para cadastro de reserva). 

O cargo mais concorrido no concurso da Câmara foi justamente para assistente administrativo. Como foram inscritos 2.331 candidatos para duas vagas de contratação imediata, a concorrência é de 1.165,5 por vaga. O salário inicial de R$ 3.375,90 para uma carga horária de 25 horas semanais. 

Stival afirmou que o dia de provas ocorreu na mais absoluta tranquilidade. Ela e membros da comissão estiveram em todas as salas de aplicação de provas e conversaram com todos os coordenadores.  

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato necessário ao desempenho do cargo e vale 100 pontos, sendo eliminado do concurso o candidato que não obtiver, no mínimo, 50 pontos. As questões da prova foram do tipo múltipla escolha com quatro alternativas, das quais apenas uma é correta.  

A prova discursiva representa a 2ª Etapa do concurso para todos os cargos e foi realizada juntamente com a Prova Objetiva. A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, tem o objetivo de avaliar o conteúdo técnico do cargo, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa e vale 100 pontos, sendo eliminado do concurso o candidato que não obtiver, no mínimo, 50 pontos.  

Já nesta segunda-feira (29) será publicado o gabarito preliminar da prova objetiva. No dia 7 de fevereiro, o Instituto Verbena publica o gabarito final da prova. O resultado preliminar do concurso deve ser publicado no dia 28 de março. Já o resultado final está previsto para o dia 4 de abril.  

Além das 15 vagas para contratação imediata, o concurso da Câmara de Anápolis irá classificar 95 candidatos para compor um cadastro de reserva. Ou seja, esses nomes vão fazer parte de uma lista de espera e poderão ser chamados, de acordo com a necessidade do Poder Legislativo, até o final da validade do certame.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.