O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Anápolis (Comdemas), aprovou a execução de ações imediatas no Projeto de Revitalização do João Cesário, elaborado pela empresa de pesquisa OIKOS. A contratação do serviço foi feita em dezembro de 2022 para a recuperação do córrego.
Em nota ao DM, a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, detalhou que agora, o próximo passo é contratar uma empresa para a execução direta das medidas necessárias, que foram identificadas no estudo.
“Nos últimos anos, o referido conselho realizou a contratação de uma empresa para elaborar o Projeto de Revitalização do João Cesário, conforme previsto e mapeado no diagnóstico elaborado pela companhia. O diagnóstico em questão, agora apresentado, delineia a necessidade de contratação de uma empresa para a efetiva execução das medidas identificadas no processo de revitalização”, informou.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (22) e destaca ainda que devem ser abertas licitações para realização das obras. Também foram aprovadas inúmeras outras ações pelo conselho, como a instalação de, pelo menos, três parques lineares, sendo um deles no Parque Ambiental Antônio Marmo Canedo da Matinha.
De acordo com o documento, o espaço deve ser implantado na área abaixo da ponte recém construída. Acima da mesma passagem, que foi reaberta recentemente, será construído outro parque do modelo, as duas obras incluem quadras de esporte, equipamentos de ginástica e reflorestamento.
Foram aprovadas ainda ações amplas de educação ambiental envolvendo a comunidade ribeirinha, instituições de ensino e proprietários de empresariais diversos e a implantação de infraestrutura para mitigar inundação e erosão. De acordo com o documento, serão abertas licitações para as atividades.