A coleta seletiva já chega a 147 bairros em Anápolis, ou seja, mais da metade dos 275 setores da cidade. O percentual atendido, segundo dados da administração municipal, é de aproximadamente 53%, porém, não há previsão de expansão no momento.
Em nota solicitada pelo DM, a prefeitura justificou que os serviços são ofertados mediante a contratação de empresa terceirizada e, por isso, não é possível informar quando novas regiões serão incluídas na lista.
O trabalho é executado de segunda a sexta-feira, pela manhã e a tarde. O cronograma com os dias e horários que cada bairro recebe a coleta seletiva pode ser consultado no site da administração municipal.
Para descartar o material reciclável de forma correta, o ideal é lavar as embalagens que armazenavam orgânicos. Desta maneira, os produtos não vão voltar a se misturar ao chegar nas cooperativas. No caso do vidro, o morador precisa embalar os objetos cortantes, de maneira que o trabalhador não se machuque ao recolher.
Nas cooperativas é feita a separação de plásticos, metais, vidros e papéis de um lado e orgânicos ou não-recicláveis de outro. Ainda de acordo com informações da prefeitura, são recolhidas mais de 50 mil toneladas de materiais por mês.
Outro serviço
Se o morador tem em casa itens inutilizados como sofás, colchões, cadeiras e eletrodomésticos inutilizados e não sabe como se desfazer deles, ele pode solicitar a Coleta Legal pelo número 156 e informar o endereço, para que a equipe possa recolher.
No contato é combinado o melhor horário para buscar os objetos. Dentro do programa há ainda uma assistência social para fazer a triagem dos materiais, já que a maioria dos móveis e eletrodomésticos estão em boas condições de uso e podem ser encaminhados a famílias que necessitam.