Meio Ambiente PROBLEMA ANTIGO

Encravada em zona de risco, Amazílio Lino sofre com enchentes há quase seis décadas

Avenida foi um dos pontos mais críticos do último período chuvoso, em Anápolis

27/09/2023 11h00
Por: Aglys Nadielle
Foto: Prefeitura de Anápolis
Foto: Prefeitura de Anápolis

O problema com enchentes na Avenida Amazílio Lino, na parte Central de Anápolis, não é recente e, segundo o consultor ambiental Antônio El Zayek, não deve ser resolvido com tanta facilidade. Em andamento, o Plano de Macrodrenagem Urbana tem o objetivo de acabar com os casos que são recorrentes no período chuvoso, entretanto, a solução pode não estar tão próxima.

Além de profissional especializado em meio ambiente, Zayek também é anapolino e acompanhou a evolução da cidade ao longo dos anos. Ele conta que a região onde a via está situada já passou por outros episódios de risco, especialmente na década de 50.

“Não tem jeito da gente falar que a enchente não vai acontecer. Em 1958 a minha tia era casada com Daniel, filho do Amazilio Lino, que era dono daquela área. Eles eram casados e moravam na beira no córrego e a chuva levavam tudo que eles tinham”, relembrou.

O grande problema da cidade é que ela foi construída, inicialmente, em área de fundo de vale. Essa é uma região baixa que forma uma calha, recebendo recebe a água proveniente de todo o entorno. Segundo o ambientalista, são três agravantes que contribuem para as enchentes na cidade.

“O primeiro agravante é a ocupação do fundo de vale, até o fórum de Anápolis está dentro do fundo de vale, o segundo agravante é a impermeabilização do solo, a gente ocupando tudo, terceiro agravante chuvas de alto volume”, explicou.

Para resolver as inundações na Amazílio Lino, o consultor ambiental indicou que a prefeitura deve começar os trabalhos pelos pontos que levam a água até o local. A primeira ação, que já está sendo executada, é a instalação de jardins de chuva na parte alta da Avenida Brasil, para que assim, a água seja drenada para o lençol freático antes que chegue ao ponto crítico e cause destruição.

Preocupação

A chuva, especialmente no último ano, foi violenta em Anápolis, o que causou até mesmo mortes de moradores por conta das inundações, além dos inúmeros danos materiais. A lembrança causa preocupação entre os anapolinos com o período úmido que se aproxima, entretanto, Zayek relata que não há como adiantar se a situação irá se repetir.

As ações previstas no plano já começaram a ser executadas, mas o profissional explica que não há como assegurar se os episódios do passado vão se repetir nesta próxima época chuvosa. “Ninguém consegue dizer que se a gente receber uma chuva de 100mm esse ano, que a gente não terá risco de ser alagada, não tem jeito de falar isso”, detalhou.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Ginsir FidelisHá 2 anos AnapolisSe desobstruísse as marginais do córrego demolindo as casas e comércios construídos em área pública e as interligando da Amazilio a Av Brasil retirando as invasões pelo menos as águas seguiria livre. Demolir onde era o Juizado de Menores e retiraras construções tbem auxiliaria caso enchesse.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.