Concursos JUDICIÁRIO

Inscrições para concurso de juiz substituto do TJGO começam nesta segunda-feira (21)

Seleção é realizada em diversas etapas, com prova objetiva, escrita, oral e avaliação de títulos

20/08/2023 08h00 Atualizada há 11 meses
Por: Lucas Tavares
Foto: Divulgação/ CNJ
Foto: Divulgação/ CNJ

A partir da próxima segunda-feira (21), o novo certame do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) estará aberto para as inscrições para o cargo de juiz substituto. O cadastro deve ser feito pelo site da Fundação Getúlio Vargas, que organiza a seleção. 

Ao todo são 52 vagas e, para participar, os interessados devem desembolsar R$ 306,17 para a taxa de inscrição. De acordo com o edital, alguns grupos têm direito à isenção, como doadores regulares de sangue, leite materno ou medula óssea, ou com renda familiar inferior a dois salários mínimos. 

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, em entrevista coletiva, a instituição espera que, em pouco tempo, uma nova leva de magistrados façam parte do quantitativo do estado. 

“As inscrições vão até início de outubro, dia 04. A primeira fase do processo está marcada para o dia 17 de dezembro, são 52 vagas, podendo aumentar muito esse número se forem aprovados mais candidatos, todos, possivelmente, poderão ser chamados com o surgimento de novas vagas”, afirmou França. 

Atualmente, a comarca de Anápolis conta com 23 juízes e, de acordo com o presidente do TJGO, é suficiente para o total de habitantes na cidade. “No momento, considerando o uso de tecnologia, o quantitativo de processos, dá para caminhar com esse número de magistrados”, ressaltou. 

“Logicamente o Judiciário é dinâmico e vai acompanhar, sempre que houver necessidade nós estaremos prontos para discutir e verificar a possibilidade de aumentar esse número”, completou. 

Recentemente o tribunal ampliou o número de desembargadores com a posse de 26 novos magistrados. “Vamos para 78, eu tenho certeza de que essa nova composição vai facilitar ainda mais os julgamentos e a prestação jurisdicional do estado de Goiás, estou certo disso”, concluiu. 

O processo é realizado em diversas etapas, como prova objetiva, prova escrita, exame de sanidade física e mental, psicotécnico, prova oral e avaliação de títulos. Os aprovados devem receber um salário de, aproximadamente, R$ 30 mil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.