A academia de formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abriu seleção para 80 estudantes no último semestre de curso e profissionais já formados, para receber treinamento de técnicos de campo e instrutores da própria instituição.
Os selecionados receberão bolsas de até R$ 2,5 mil durante a preparação e contratação, após o período de seis meses. A distribuição do total de vagas ficou assim definida: 49 para graduandos e 31 para os profissionais já formados.
Para participar, é necessário que os interessados sejam estudantes ou profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agronômica, Engenharia Pesqueira, Recursos Pesqueiros, Aquicultura, Engenharia de Alimentos, Nutrição, Biologia, Bioquímica, Tecnologia em Agroindústria, Laticínios e Engenharia Mecânica.
Outros requisitos da Academia de Formação do Senar são que o participante tenha o conhecimento básico em informática, intermediário do Pacote Office, disponibilidade para cumprir a carga horária e a acessibilidade para viagens.
A inscrição é feita de forma online pelo (https://academiasenargo.iel.digital/inscricao/). A primeira etapa será a análise dos documentos e vídeo enviados, conforme o solicitado no edital. Após isso, serão as entrevistas, com os primeiros 160 classificados na Etapa 1 serão convocados para participarem das entrevistas, que devem ser efetuadas preferencialmente em modo online.
Cada candidato pode realizar apenas uma inscrição em sua área de formação, mesmo que tenha vagas de uma mesma área em cidades diferentes. A data limite para se inscrever é até o dia 25 de agosto de 2023, o resultado deve ser anunciado no dia 24 de setembro.
O Início das atividades da formação será no dia 5 de outubro. A carga horária total do é de 360 horas e é obrigatória a disponibilidade em tempo integral para participar do projeto. Para consultar quantidade de vagas, perfil para formação e regras devem ser consultadas no edital, que está disposto na página da Academia do Senar (https://academiasenargo.iel.digital/).