Política BASTIDORES

Prefeitáveis analisam dados da Paraná Pesquisas/Portal6

Todos os nomes ouvidos pela reportagem apontam viés positivo de levantamento divulgado nesta quarta-feira (2)

04/08/2023 09h43 Atualizada há 10 meses
Por: Marcos Vieira
Nomes que constaram da pesquisa estimulada: Antônio Gomide (PT), Major Vítor Hugo (PL), Leandro Ribeiro (PP), Professor Edergênio (PSOL), Márcio Cãndido (PSC) e Márcio Corrêa (MDB). Fotos: Reprodução
Nomes que constaram da pesquisa estimulada: Antônio Gomide (PT), Major Vítor Hugo (PL), Leandro Ribeiro (PP), Professor Edergênio (PSOL), Márcio Cãndido (PSC) e Márcio Corrêa (MDB). Fotos: Reprodução

Cautela e uma leitura positiva dos números apresentados. Esses são sentimentos que podem ser colhidos na repercussão feita pela Rádio Manchester de levantamento de intenção de votos para prefeito realizado pela Paraná Pesquisas, encomendado pelo Portal 6. 

A Paraná Pesquisas traz Antônio Gomide (PT) em primeiro lugar, com 40,3% das intenções de voto. Major Vitor Hugo (PL) ficou em segundo lugar, com 19,9%. Na sequência aparece Márcio Correa (MDB), com 9,3%. Leandro Ribeiro (PP) tem 9,2%. Márcio Cândido (PSC) aparece com 5,5% e o Professor Edergênio (PSOL) tem 0,4%. Eleitores que não sabem ou não responderam somam 4,9%. Os que declaram votar branco, nulo ou que não votam são 10,4%.

Dos nomes citados pelo eleitor anapolino na estimulada, apenas Márcio Corrêa (MDB) deixou de responder o pedido de avaliação dos resultados feito pela emissora. O DM Anápolis traz a seguir o posicionamento daqueles que enviaram seus áudios até o fechamento desta edição.

 

Antônio Gomide (PT)

“Os números são muito expressivos e mostram que o povo de Anápolis, o cidadão de uma maneira geral, sabe o que quer nesse momento para a cidade. Ele já tem uma opinião, ele conhece e nesse momento, se fosse eleição, essa é a expressão daquilo que ele sente. Então são números muito fortes, muito expressivos, que obviamente mostram uma direção que o cidadão anapolino quer. Agora, é importante a gente ressaltar que temos clareza disso, as eleições são no ano que vem, e obviamente será outro cenário político, e para que a gente possa estar definindo nome na pré-candidatura, se vamos ou não ser candidato, obviamente esse cenário no ano que vem que vai determinar a forma como vamos decidir isso. Então esse cenário político de 2024 que vai balizar a possibilidade de ter nosso nome colocado. Da minha parte eu fico feliz com a pesquisa pela lembrança e quero continuar trabalhando com todos aqueles que querem realmente ajudar a cidade. Estou com meu mandato de deputado estadual e vamos continuar a trabalhar para que a gente possa, aí sim em 2024, a partir do que o cenário apresentar, ver qual o melhor nome a ser colocado e a gente poder disputar ou não a eleição”.

 

Major Vitor Hugo (PL)

“Fiquei mais uma vez extremamente feliz de tomar conhecimento de uma pesquisa realizada na cidade de Anápolis em que eu apareço muito bem posicionado, em torno de 20%, sendo que na verdade eu não anunciei nenhuma pré-candidatura ainda a nenhum cargo para o ano que vem, sabendo que tem pesquisa sendo realizada na cidade de Goiânia, onde eu também tenho tido bom desempenho na frente inclusive do prefeito atual. Então acho que isso é fruto do resultado do nosso trabalho como deputado federal na última legislatura em que a gente ajudou as cidades. Na verdade, mandamos emendas de quase R$ 400 milhões para 200 cidades goianas. E o desempenho na candidatura ao governo estadual, em que tive mais de meio milhão de votos. Essa pesquisa feita por um instituto sério, com nível nacional, que é o Paraná Pesquisas, também me coloca à frente de pré-candidatos com trabalhos realizados e eleições disputadas na cidade, e aponta o que tenho dito sempre, da necessidade de união da direita em todos os municípios. Então, se a gente for pensar, em Anápolis não é diferente, nós precisamos fazer a união da direita para nos contrapormos a todos os projetos estranhos, que no caso de Anápolis tem o projeto da esquerda que precisa ser vencido e isso só vai acontecer com a união de toda a direita”. 

 

Leandro Ribeiro (PP)

“Recebo com muita alegria essa pesquisa, tendo em vista que um levantamento há alguns meses trazia nosso nome com metade desse percentual apresentado hoje. Entendo que as eleições estão ainda no período distante, mas também ressalto que a cidade de Anápolis é conservadora, onde as eleições municipais são polarizadas entre direita e esquerda. E a pesquisa traz o nosso nome junto com do Major Vitor Hugo, os mais bem avaliados da direita, e sabemos que a cidade de Anápolis é conservadora. Por isso digo que estamos no caminho certo, vamos continuar trabalhando e levando resultado a nossa população e à nossa cidade de Anápolis”. 

 

Professor Edergenio (PSOL)

“O que a gente pode dizer é que o pessoal vem consolidando o PSOL como um partido do campo democrático popular em âmbito nacional e isso com certeza tem reverberado tanto nos estados quanto nos municípios. A atuação do Guilherme Boulos, Erika Hilton, da Sâmia Bonfim, Glauber Braga, todos no Congresso Nacional, tem contribuído para levar o nome do PSOL para os diversos municípios do Brasil. Nossa pré-candidatura não apresenta nenhum nome carimbado no cenário político, à medida que tem a presidenta, a Liz Rodrigues, que coloca sua pré-candidatura à disposição do município de Anápolis. Veja bem, não temos mandato, nossas instâncias partidárias não são viciadas e nem fisiológicas. Esses fatos colaboram para que haja uma aproximação entre forças políticas já consolidadas no município. Somos pessoas abertas ao diálogo. Sou um cientista social, estou fazendo doutorado na Universidade de Brasília, sou professor do município de Anápolis, morador da periferia. O PSOL e eu, em particular, agradecemos a lembrança do meu nome pela população anapolina e o que a gente pode dizer é que ela tenha certeza de que a pré-candidatura está comprometida com os reais problemas da sociedade”.

 

Márcio Cândido (PSC)

“Eu fiquei mesmo muito feliz em ver meu nome entre os possíveis candidatos a prefeito de Anápolis, embora neste momento meu foco não esteja na política e sim somar com o prefeito Roberto Naves na gestão da cidade. Ser lembrado pela população mostra o reconhecimento do nosso trabalho feito como vice-prefeito. Nós conseguimos conquistas históricas, como a primeira UPA Pediátrica do Brasil, unidades básicas de saúde com horário estendido, ZAP da Saúde. Esse trabalho culminou recentemente com o lançamento do maior programa de obras públicas da história do município, R$ 1 bilhão em obras. O Anápolis Investe muda os conceitos de política na nossa cidade. São nove escolas, jardim botânico, centro cultural, clínica escola do autista, ponto estaiada ligando avenidas Brasil e Pedro Ludovico, o tão esperado viaduto de acesso ao Recanto do Sol, o centro de internação, a UPA Veterinária, hospital da mulher, mercado municipal da Jaiara, quatro feirões e algo que mexe muito com meu coração, que é o Politec, nosso tão sonhado distrito municipal, que vai mudar a economia da região norte de Anápolis. Muita obra. As pesquisas estão aí e no momento certo elas vão apontando as coisas da forma como tem que ser feito”.

 

Estimulada

 

Antônio Gomide (PT) – 40,3%

Major Vitor Hugo (PL) – 19,9% 

Márcio Correa (MDB) – 9,3%

Leandro Ribeiro (PP) – 9,2%

Márcio Cândido (PSC) – 5,5%

Prof. Edergênio (PSOL) – 0,4%

Não sabem/Não responderam – 4,9%

Branco/nulo/não votam – 10,4%

 

*Colaborou Lucivan Machado

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.