O ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL) apareceu em segundo lugar na Paraná Pesquisas/Portal 6, divulgada nesta quarta-feira (2). O levantamento mede a intenção dos eleitores para a Prefeitura de Anápolis em 2024.
Na estimulada, o líder é o deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (PT), com 40,3% da preferência do eleitorado da cidade. Vitor Hugo, por sua vez, tem 19,9%, com mais de dez pontos de vantagem para Márcio Corrêa (MDB) e Leandro Ribeiro (PP), que têm 9,3% e 9,2%, respectivamente.
Professor Edergênio (Psol) obteve 0,4 % das menções. Aqueles que não preferem nenhum dos potenciais candidatos ou votariam branco ou nulo são 10,4%. Outros 4,9 não souberam ou não quiseram responder a pesquisa.
O levantamento foi feito entre os dias 27 e 31 de julho, com 814 eleitores a partir de 16 anos de idade. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
O nome do ex-deputado federal ganhou mais força depois que ele recebeu a Comenda Gomes de Souza Ramos, no dia 21 de julho. Na ocasião, ele reforçou a proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o prefeito Roberto Naves (PP).
Roberto, embora não tenha dado a ‘unção’, não descartou apoiar Vitor Hugo num projeto da centro-direita em Anápolis, justamente na tentativa de polarizar com o PT, como ocorreu na eleição de 2020.
Na Goiás Pesquisas/Mais Goiás, que foi às ruas antes do evento no Centro de Convenções, o ex-parlamentar tinha 8,87% das intenções de voto, ou seja, houve um crescimento de mais de dez pontos em um mês. Neste outro levantamento, a liderança também era de Gomide (35,47%), seguido por Márcio Corrêa (9,52%) e só então aparece Vitor Hugo.
A Paraná Pesquisas/Portal 6 também mensurou um cenário no qual o candidato do MDB fosse o deputado estadual Amilton Filho, em vez de Márcio Corrêa. Gomide ainda lidera, com 39,1%, e Vitor Hugo tem 19%. Amilton fica com 10,9% e Leandro Ribeiro tem 10%. Márcio Cândido chegaria a 6,1%, e Professor Edergênio se manteria com 0,4%.
Num terceiro cenário, no qual o vereador José Fernandes seria o emedebista no pleito, Vitor Hugo sobe para 21,5%, ainda atrás de Gomide, com 41,2%.
O político do PL lidera a pesquisa em que o deputado estadual não seria o candidato do PT, numa troca por Rubens Otoni. Neste caso, Vitor Hugo teria 23,6%, e o deputado federal petista teria 19,3%.