Meio Ambiente MEIO AMBIENTE

Mais uma barragem se rompe em Goiás e acende alerta da Semad

Incidente aconteceu em Britânia, duas semanas depois que um barramento sem licença foi rompido e prejudicou abastecimento em Anápolis

02/07/2023 15h00
Por: Redação
Foto: Divulgação/ Semad
Foto: Divulgação/ Semad

Após o rompimento de uma barragem sem licença ambiental em Anápolis, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) envia equipes para Britânia, na região Oeste do estado, onde outra estrutura se rompeu na tarde desta sexta-feira (30).

Assim como o caso de Anápolis, que aconteceu no último dia 18, o barramento também não possuía licença da secretaria para funcionar. A pasta informa que aguarda, no entanto, uma resposta por parte da prefeitura local para confirmar se havia ocorrido um licenciamento municipal.

A ruptura provocou o deslocamento de lama para o leito do Lago Tigrinho, local onde a água é captada para suprir a demanda da região. Apesar disso, segundo a Saneago, o sistema de abastecimento de água em Britânia foi normalizado neste sábado (1º).

Técnicos da Semad visitam o local para realizar uma investigação aprofundada sobre o dano ambiental provocado pelo rompimento. A pasta alerta que o incidente coloca em evidência a importância de um controle adequado e devidamente licenciado das barragens, visando à proteção do meio ambiente e à segurança das comunidades que dependem dos recursos hídricos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.